Uma planta forte e robusta para dentro de casa


Foto: Nino Barbieri


Foto: Digigalos

A pesar de não ultrapassar os 60 cm de altura a aspidistra é incrivelmente resistente, o que a transforma em uma das melhores opções entre as plantas de interior.

Em Buenos Aires, minha cidade natal, existiam pitorescas cervejarias alemãs conhecidas como “Munich”. Muitas delas ficavam quase escondidas em porões escuros, onde o calor e a fumaça do cigarro incentivava a pedir sempre mais um chopinho. Eram pontos de reunião onde se misturava uma boemia sedenta com os apreciadores dos típicos kassler e sauerbraten, com chucrute e kartoffelsalat.

Uma delas se chamava “Berolina” e o dono, um alemão imenso e carrancudo, tirava o chopp de uma maneira tão compenetrada, que a gente acreditava estar perante um cientista e não na frente de um mestre cervejeiro. Certa vez perguntei, morto de calor, numa daquelas noites portenhas de janeiro, porque não instalava um aparelho de ar condicionado ou, pelo menos, alguns ventiladores. Você está louco, respondeu se fizesse isso o consumo de cerveja cairia muito, as pessoas bebem por que têm sede, e elas têm sede porque sentem calor!

Ele tinha razão e depois de tantos anos lembro-me dos pisos de ladrilho hidráulico, formando um desenho xadrez, em branco e preto. Das paredes revestidas em “boiserie” escurecidas pelos vapores do tempo e dos mármores brancos do balcão, apoiados sobre colunatas de granito preto.Contudo a recordação mais vívida é a de um vaso de louça de tons rosados, que suportava uma planta que, indiferente ao local pouco propicio para crescer, suportava estoicamente a falta de luz natural, a nevoa espessa gerada pela fumaça de tantos e tantos cigarros e o calor em uma atmosfera carregada de tantas noites insones.

Hoje quando preciso de uma planta para alegrar um espaço com pouquíssima luz, não vacilo em recorrer a minha velha amiga chinesa: a Aspidistra elatior que, como eu, já se abrasileiro há muito tempo.

Autor: Raul Cânovas

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *