Viver em um apartamento não precisa ser sinônimo de distância das plantas. Há várias dicas e sugestões sobre como cultivar um pequeno jardim em uma sacada. Dois fatores são mais importantes na hora de planejar as plantas que você irá utilizar: a incidência do sol e, principalmente, o vento. Confira algumas dicas:
-Especialmente nos andares mais altos, onde o vento é forte, as plantas costumam perder as folhas e o jardim pode não funcionar. Nesses casos, a dica é escolher plantas resistentes, que possuam as folhas mais grossas. Jasmim-manga é uma ótima opção.
Jasmim Manga é uma planta resistente ao vento e ideal para sacadas
Crédito Marise Caetano
-Outra dica é o jasmim-amarelo, um arbusto resistente ao vento, mas que precisa de sol para florescer. A planta pode ser utilizada como trepadeira – boa pedida para quem quer garantir maior privacidade na sacada.
O jasmim-amarelo pode ser utilizado como trepadeira
Crédito Lista de Plantas
-A pleomele, também conhecida como pau d’água, é uma planta arbustiva resistente ao vento a e baixa luminosidade. Boa opção para as sacadas.
A pleomele também é muito utilizada em áreas com bastante vento e baixa luminosidade
Crédito Niels Sorensen
-Para as sacadas onde há maior incidência de sol, uma ideia bacana é cultivar árvores frutíferas, como a pitangueira e a jabuticabeira. Ambas podem ser plantadas em vasos e, por isso, permanecem de pequeno ou médio porte.
A aromática lavanda também é bastante indicada para locais com muito vento
-Bancos, pequenas prateleiras ou vasos suspensos ajudam a organizar melhor o espaço da sacada, geralmente pequeno. Utilize piso com tábuas de madeira, mesclado a pedras, para dar um visual mais rústico ao seu pequeno jardim. E se você tiver um espaço maior, aproveite para colocar bancos ou cadeiras, assim pode aproveitar melhor a companhia de suas plantas.
Madeira e pedras ajudam a compor um visual rústico para os pequenos jardins das sacadas
Crédito divulgação