Uma das notícias que nos deixaram mais alegres recentemente foi que São Paulo ganhou seu primeiro telhado verde. Essa tendência que cada vez mais se espalha é ocasionada pelo desejo das pessoas em se reaproximar da natureza. Enquanto os prédios de concreto dominam os centros urbanos, muitas pessoas estão tomando iniciativas para que o verde volte a ocupar mais lugares, fazendo parte do nosso dia a dia. É sobre essa novidade maravilhosa que vamos falar aqui, acompanhe!
O primeiro telhado verde com vegetação nativa da Mata Atlântica está em plena Avenida Paulista, no prédio da Fundação Cásper Líbero. São 130 espécies de árvores naturais do estado, como o jacarandá bico-de-pato e a embaúba.
Esse telhado verde foi desenvolvido assim: apenas 15 cm de espessura de uma terra da empresa e a composição/espaçamento das espécies de árvores semelhante ao natural. Como resultado temos florestas densas e verdejantes de até 3,5 metros de altura, que são resistentes a ventos, exigem pouca rega e cuidados.
O projeto só foi concretizado depois de mais de cinco anos de pesquisas, onde foi criado um método capaz de reproduzir a dinâmica da floresta tropical e permitir uma Mata Atlântica na cobertura de prédios.
A iniciativa foi idealizada e realizada pelo botânico Ricardo Henrique Cardim, da Sky Garden e autor do blog Árvores de São Paulo. A ideia segundo Ricardo era não levar apenas uma vegetação para o local, mas também resgatar espécies em extinção para ir aos poucos reequilibrando o ambiente urbano.
Além dos benefícios citados por Ricardo, você sabia que o telhado verde também ajuda a reduzir o calor no ambiente em até 18ºC? Com essa medida se melhora ainda a umidade do ar, diminui o barulho e a poeira no local. Incrível, não é mesmo?
Nós adoramos esse projeto. Você conhece outro semelhante? Compartilhe com a gente! 🙂