Crédito: Pedacinho de Jardim
Você tem pouco tempo para cuidar das plantas, mas gostaria de ter um jardim em sua casa ou apartamento? Que tal um mini jardim de cactos e suculentas? Os dois tipos de plantas são ideais para lugares muito quentes ou secos e resistentes a poucas quantidades de água.
Anote as nossas dicas e faça seu próprio jardim de cactos e suculentas:
1º preparo do solo: essa é a parte mais importante, pois a drenagem é o ponto principal na hora de garantir a saúde das plantas. Suculentas e cactos se desenvolvem muito bem em solos com boa drenagem. Utilize, portanto, areia e terra adubada na proporção 2×1.
2º Cobertura do solo: também auxilia na drenagem. Opte por pedras britas de diferentes dimensões.
3º Escolha das plantas: cactos e suculentas possuem uma gama variada de texturas, formatos e cores. Escolha plantas diferentes para compor seu jardim. Algumas maiores, outras mais rasteiras. Você pode escolher um exemplar de cactos maior para ser o ponto focal do mini jardim, por exemplo.
4º Montando o vaso: o vaso não pode ser muito fundo, mas seu tamanho deve ser proporcional ao das plantas escolhidas. Preencha o fundo do recipiente com argila expandida ou pedriscos para auxiliar a drenagem. Depois, cubra o vaso até a metade com a terra. Coloque primeiro as plantas maiores. A sugestão é dispô-las na parte de trás do vaso. Em seguida, organize as plantas menores no espaço que estiver sobrando. Por último, preencha o vaso com a terra.
5º Acabamentos: cubra o vaso com pedras pequenas e depois, para finalizar, coloque algumas pedras maiores para enfeitar o mini jardim.
6º Cuidados: Os cactos precisam de boa luminosidade para se desenvolver bem. Na sombra, crescem tortos em busca de sol e não florescem.
O jardim pode ser regado a cada quinze dias, no verão, quando o solo estiver bem seco. No inverno, é preciso ter mais cuidado para não deixar o solo muito úmido. As raízes e folhas das plantas armazenam a água necessária durante o período retirando a umidade do próprio ar.
Mini jardim de cactos com pedriscos brancos