Transformar seu lixo orgânico em adubo dentro de sua própria casa ou apartamento, com a ajuda de uma composteira é uma ótima maneira de fazer sua parte para contribuir com a saúde do meio ambiente. E se além desse benefício você ainda puder ter um excelente fertilizante para o seu jardim e horta o combo de vantagens está completo! Por isso, se você quer aprender a construir a sua própria composteira, continue lendo o texto.
Mas, antes de começar, lembre-se de separar os equipamentos de proteção, como luvas e óculos de proteção para garantir a sua segurança e evitar acidentes. Com tudo isso em mãos, vamos para o passo a passo de como fazer a sua composteira:
1º PASSO: PREPARANDO A MADEIRA
Para começar, meça as placas da estrutura no tamanho desejado e corte com o cortador de galhos STIHL GTA 26. As placas da estrutura lateral devem ser um pouco mais curtas. Para a tampa da caixa, corte as tábuas no mesmo comprimento das longas. Em seguida, lixe todas as bordas. Dica importante: não lubrifique a madeira, porque isso prejudicará as minhocas.
2º PASSO: MONTANDO A COMPOSTEIRA
Chegou a hora de montar a composteira! Para isso, fixe as tábuas formando a estrutura. Para a caixa inferior, fixe as ripas horizontalmente na estrutura e parafuse as rodinhas no fundo da caixa. O prato do vaso precisa caber perfeitamente na caixa inferior.
Para a caixa intermediária e superior, parafuse uma ripa plana nos dois lados mais longos das caixas com uma sobreposição de 5 mm. Fixe duas ripas nas placas em um ângulo de 90 graus em relação às ripas planas. As ripas menores devem ser fixadas verticalmente nos outros lados da caixa. Lembre-se de lixar bem as ripas para que as caixas se encaixem corretamente umas nas outras. Em seguida, faça os buracos de ventilação nas caixas intermediária e superior e cubra-os com a rede mosquiteira. Meça a tela de arame para a caixa superior e fixe com um grampeador.
3º PASSO: PREENCHENDO A COMPOSTEIRA
Último passo: preencher a composteira. Para isso, adicione uma fina camada de papel para que os outros componentes não caiam. Em seguida, umedeça bem o papel, já que a madeira ainda absorve umidade no início. Adicione terra à camada de papel e depois as minhocas de compostagem e deixe que elas descansem por alguns dias. Comece alimentando as minhocas com pequenas quantidades de comida bem picada. Após 3 a 6 meses, com alimentação regular, o composto de minhoca da caixa do meio estará pronto! Esse composto pode ser retirado de 2 a 3 vezes por ano. Além disso, o líquido na caixa inferior pode ser usado como fertilizante. Basta diluir na proporção de 1 parte de líquido para 10 partes de água e colocar na horta ou no seu jardim.
Seguindo esses simples passos, sua composteira estará pronta! Gostou desse tutorial e quer mais dicas como essa? Acesse o blog Jardim das Ideias STIHL.
Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe um comentário aqui. Até mais!