Plantas espontâneas que crescem no jardim

Plantas espontâneas que crescem no jardim

Sabe aquelas plantinhas que crescem de forma espontânea no jardim? Na verdade, são espécies de plantas que têm por característica surgir de forma natural. Muita gente chama-as de ervas daninhas ou até mesmo pragas, no entanto, algumas têm poderes medicinais ou ainda podem ser usados na culinária. Ficou curioso? Vem que a gente vai falar mais sobre isso aqui neste post!

Há uma grande variedade dessas plantas “invasoras”, mas suas presenças variam de região e de solo. Por isso, não adianta tentar cultivar: se não for o ambiente propício, não irá vingar. Selecionamos algumas das mais populares, confira:

Dente-de-leão (Taraxacum officinale): quem quando criança não brincou com esse matinho, soprando suas pluminhas? Planta típica do inverno, suas folhas têm sabor amargo e você pode usar as mais novas em saladas.

Tansagem (Plantago major): também conhecida como tanchagem ou transagem. Cresce em solos pouco usados e em períodos de temperaturas mais amenas do ano, geralmente nas regiões Sul e Centro-Oeste.

Serralha (Sonchus oleraceus): se propaga facilmente através do vento, sendo que a vegetação acontece em épocas de clima mais ameno. A serralha geralmente invade áreas agrícolas, pastagens, terrenos baldios e hortas. Dê preferência para fazer a colheita antes do aparecimento das flores, para poder aproveitar a planta em forma de chá ou ainda crua, em saladas, sopas e outras receitas.

Caruru (Amaranthus viridis): conhecido popularmente como amaranto. Sua presença é mais frequente em locais ricos em matéria orgânica. Você pode usar as sementes para saladas e sucos.

Mastruz ou erva-de-santa-maria (Dysphania ambrosioides): você sabia que ela é usada popularmente como inseticida doméstico para afastar pulgas? Encontra-se em quase todas as regiões, com suas folhas sendo usadas como especiaria principalmente no México.

Beldroega (Portulaca oleracea): preste atenção nessa planta, se ela crescer no seu jardim, é um bom sinal, já que ela só cresce em solo rico em matéria orgânica. Com propriedades diuréticas, as folhas podem ser consumidas cruas em saladas, omeletes, sanduíches e outras receitas.

Tem alguma planta que costuma crescer de forma espontânea no seu jardim? Conte para nós!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *