Se você é um admirador da natureza ou um empreendedor do setor de jardinagem, aprender a fazer um terrário de suculentas é uma excelente alternativa tanto para decorar ambientes quanto para proporcionar uma fonte de renda através da venda desses mini ecossistemas elaborados em recipientes de vidros. Aprenda a seguir o passo a passo para fazer um terrário bonito e saudável com suculentas.
🔸Primeiro passo ➜ Faça a base
Após escolher o recipiente de vidro desejado para aplicar a técnica, o primeiro passo será fazer a base para receber as espécies. A recomendação é iniciar por uma camada que facilite a drenagem com pedras menores. Em seguida, adicione uma camada de terra para receber as plantas. Se desejar, dependendo do espaço disponível no vidro, é possível combinar mais de uma camada, com cores variadas, entre as pedras e as plantas, intercalando, por exemplo, terra e areia, para dar um efeito visual no vidro. Se for o caso, é importante que a última camada, presente na parte superior e que estará em contato direto com as suculentas, seja de terra.
🔸Segundo passo ➜ Adicione as espécies desejadas
Depois de montar a base do seu terrário, é a hora de adicionar as espécies de suculentas desejadas para o cultivo, acomodando as mudas delicadamente na camada de terra preparada. Aproveite este momento para pensar no visual do novo ecossistema, posicionando as plantas de maneira harmônica e deixando espaço para incluir elementos decorativos na etapa final. Experimente mesclar diferentes espécies suculentas para ter um ambiente diversificado.
🔸Terceiro passo ➜ Use elementos decorativos
Assim que o terrário estiver com todas as espécies desejadas já plantadas, é possível incluir elementos decorativos para finalizar. Algumas pedras podem dar um toque especial e elegante à camada superior, assim como miniaturas de seres da natureza, como tartarugas e pássaros, por exemplo.
🔸Quarto passo ➜ Mantenha uma rotina de cuidados
Assim como qualquer jardim, o terrário precisa de cuidados para a sua manutenção. Por ser um local sem furos para o escoamento da água e com espécies que não necessitam de rega constante, é indicado que a irrigação seja feita uma vez na semana, em quantidade suficiente para umedecer as raízes. Você já montou um terrário antes? Comente aqui e compartilhe outras dicas relacionadas a esse estilo de plantação.