No 19º episódio da série 50 Dias de Verde, Carol Costa está preocupada com a plantação de semânias. O sol em excesso está fazendo com que as plantas não absorvam a água das regas, ficando murchas e com aspecto seco.
Para resolver este problema, Carol traz a sugestão da técnica de mulching. Mas o que é mulching? Te explicamos! É um método que consiste em aplicar uma cobertura vegetal no solo, para dificultar a evaporação da água, fazendo com que as plantas absorvam mais o componente. Também serve como adubo por se tratar de matéria orgânica, ou seja: é uma excelente opção para potencializar os cuidados com suas plantinhas.
Para fazer mulching na sua casa, você pode usar resíduos como folhas secas, cascas de pinus, cavacos de madeira, serragem e palha.
A jardineira Carol observou que o próprio quintal da casa possuía restos de poda e folhas secas e então, com ajuda do Kit de aspiração SH 56 da STIHL, aspirou todo o material vegetal espalhado pelo jardim.
O uso deste equipamento foi essencial, pois além de facilitar a coleta dos resíduos, ainda os triturou, deixando-os no tamanho perfeito par a aplicação. Na hora de espalhar, tenha o foco voltado ao solo, não abafando as folhas e galhos das plantas.
Esta cobertura vegetal irá manter a temperatura do solo, deixando-o úmido por mais tempo. Com o passar dos dias, a matéria irá se decompor e servirá de alimento para as plantas, ajudando também no seu desenvolvimento. Vale repor a camada quando você observar que ela já está decomposta.
Vale ressaltar que além de proteger do sol e calor, o mulching também auxilia no combate ao frio e geada. No inverno, as baixas temperaturas, combinadas às regas, podem ocasionar o congelamento de raízes. Com esta cobertura vegetal, o solo estará protegido também do gélido inverno.
E aí, gostou de conhecer sobre está técnica simples e eficaz? Compartilhe esta publicação com os amigos! Até a próxima. 😉