Lua Minguante

É a fase do declínio, da míngua. Mas não assuste, pode-se tirar partido deste aspecto lunar


Lua minguante

Hoje, às 18h50, começa a lua minguante. É um momento em que a força contida na terra tende a descer, dando maior energia às raízes e aos bulbos. Por este motivo, é interessante usar fertilizantes ricos em fósforo, potássio, cálcio, enxofre, molibdênio e cobalto, elementos essenciais para o bom desenvolvimento das bulbosas e dos sistemas radiculares em geral. Da mesma forma, estes dias favorecem o plantio de rizomas e tubérculos, como alstroeméria, alho-social, amarilis, batata, batata-doce, beterraba, cebola, cenoura, copo-de-leite, inhame, lírio-do-brejo, macaxeira, mandioca, mandioquinha, nabo, narciso e raiz-forte, apenas para citar as mais conhecidas.


Podas domésticas

Como a planta absorve menor volume de seiva para alimentar ramos, caules e folhas, é uma época ideal para as podas e desbrotas, já que árvores e arbustos se ressentem menos com os cortes, que cicatrizam mais depressa evitando a entrada de patógenos. A fase é a melhor para cortar bambu e madeira para serem usados como cabo de ferramentas, dando-lhe longa durabilidade e resistência aos cupins. O mesmo acontece com abóbora, arroz, milho e outras sementes que precisem ser guardadas, suportando o ataque de gorgulho, caruncho, etc.


Bulbos

O momento é propício para tirar o que atrapalha, cortar mato, eliminar ervas e pragas, fazer uma limpeza total preparando o novo ciclo que abrirá caminhos antes não experimentados. Tudo o que é considerado desgastado pode ser eliminado, aproveitando a ocasião do declínio lunar. De forma alguma a minguante simboliza algum tipo de ocaso, de decadência ou mesmo de morte. Pelo contrário, essa lua era vista, nas tradições antigas, como um sinal de reflexão que os induzia a planejar o futuro com mais criatividade.

Autor: Raul Cânovas

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *