Folhagem rosa: conheça 5 lindas espécies

Folhagem rosa: conheça 5 lindas espécies

As folhagens sempre deixam os ambientes mais bonitos e cheios de estilo. Por isso, que tal fazer um contraste com o tradicional verde, utilizando folhagens rosas nos canteiros do jardim e áreas externas ou, até mesmo, nas áreas internas da casa ou escritório? Para inovar no paisagismo e na decoração, a seguir, separamos 5 sugestões de folhagens que têm a coloração rosa em parte de suas folhas, combinada com tons de verde e branco. Vamos conferir?

1 – Maranta tricolor (Calathea triostar)

Esta espécie perene tem cores vibrantes e é uma ótima opção para integrar o paisagismo de jardins de estilo tropical. As folhas são alongadas e têm tons variados de verde, rosa e branco. Ela se adapta bem a ambientes internos e externos, desde que receba iluminação natural indireta ou direta por algumas horas do dia. Outra vantagem é que quem tem pets não precisa se preocupar, já que ela não é tóxica.

As marantas, de um modo geral, gostam de ambientes bem úmidos. Porém, as regas devem ser regulares, já que o excesso de água pode acabar apodrecendo suas raízes. 

2 – Aglaonema karat (Aglaonema karat)

Como as aglaonemas gostam de áreas sombreadas, elas estão entre os melhores tipos de plantas para interiores. As cores e padronagens das folhas podem variar bastante, ainda que sejam cultivadas no mesmo local. 

A aglaonema karat, é uma das que mais se destaca, já que tem folhas grandes em formato elíptico com cores em tons de rosa, verde-bandeira e branco. Suas regas devem ser moderadas e o indicado é que ela seja colocada em locais altos, pois é uma planta tóxica para os pets. 

3 – Philodendron Pink Princess (Philodendron erubescens)

Essa planta elegante de folhas delicadas em tons de verde e rosa claro é ideal para ambientes internos. No entanto, para que ela mantenha o tom de rosa nas folhas, o local deve ser bem iluminado, mas sem incidência de luz solar direta para não as queimar. Além disso, o substrato deve ser rico em matéria orgânica e com boa drenagem, e as regas devem ser regulares.

4 – Ficus Elastica Ruby (Ficus elastica ruby)

Se você procura por uma planta arbustiva, de porte médio-grande com folhas rosas, a ficus elastica ruby é a opção perfeita. Ela possui folhas grandes e brilhantes em tons de rosa e vermelho, com partes em verde-bandeira. Esta espécie se adapta bem a ambientes internos e externos, desde que a luminosidade seja indireta.

Para que essa planta possa exibir suas belas folhas, é necessário mantê-la longe de correntes de ventos fortes ou de ar frio, além de limpar a poeira das suas folhas para facilitar o processo de fotossíntese e fazer adubações periódicas.

5 – Fitônia rosa (Fittonia albivenis)

Caso você esteja em busca de folhagens mais pequenas e delicadas que exibem tons de rosa em suas folhas, as variedades de fitônias são uma bela opção. Essa espécie também é conhecida como planta-mosaico, já que o contraste formado por suas cores em tons de verde, rosa e branco, criam um lindo efeito mosaico. Ela aprecia luz indireta e regas frequentes e é excelente para compor a mesa do trabalho, terrários e até mesmo o jardim como forração de espécies mais altas.

Caso você tenha outras folhagens em seu jardim e precise fazer a limpeza das folhas caídas, o soprador a bateria STIHL BGA 57 pode ser um excelente aliado. Ele é compacto, ergonômico e silencioso, além de ser muito fácil de transportar. 

Se você conhece alguém que gosta de folhagens e adora colecionar espécies com tons diferenciados, compartilhe esse conteúdo. Até a próxima!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *