Toda a vegetação existente em cidades é conhecida como arborização urbana. No entanto, as florestas urbanas são parte de um conceito mais amplo, que engloba toda a cobertura vegetal dentro de um perímetro urbano. E para falar mais sobre o assunto, o Jardim das Ideias STIHL conversou com a Lara Lutzenberger, ambientalista e Presidente da Fundação Gaia – Legado de José Lutzenberger. Confira abaixo!
O que é uma floresta urbana
Por mais que seja parecido, a arborização urbana não é a mesma coisa que uma floresta urbana. O conceito desta última é mais amplo. Ele inclui toda a cobertura vegetal situada dentro do perímetro urbano, não apenas aquele que está situado dentro de ruas e parques da cidade.
Qual a função de uma floresta urbana
Entretanto, apesar de ter um conceito próprio, é normal se questionar da função destas áreas. Lara explica que nem todas as cidades têm florestas, já que depende da localização geográfica. Ela exemplifica na cidade de Porto Alegre/RS, onde traz a presença de matas na encosta dos morros, especialmente na zona sul. As porções florestadas abrigam uma diversidade biológica peculiar e especial, incluindo animais como o bugio.
Além de conferir riqueza ambiental e biodiversidade de plantas, aves e mamíferos, as florestas urbanas proporcionam benefícios climáticos para as cidades graças ao clima mais fresco. De acordo com Lara, a cobertura florestal nas encostas, como é o caso de Porto Alegre, protege as regiões do entorno de fortes erosões e inundações.
Impacto da sociedade
Lara afirma que é fundamental que sociedade e governantes entendam e comprometam-se com a preservação das florestas urbanas. “É comum haver avanços tanto irregulares quanto ‘legais’ de ocupação imobiliária e industrial desses espaços, que com o tempo resultam em problemas para a vida dos moradores.”, conclui a ambientalista.
* Este texto é uma cocriação do Jardim das Ideias STIHL com Lara Lutzenberger, ambientalista e Presidente da Fundação Gaia – Legado de José Lutzenberger.