Hoje em dia morar em apartamentos, prédios ou terraços é mais comum do que antigamente. Por isso, vamos mostrar que cultivar plantas, flores ou até mesmo folhagens nesses espaços pode ser fácil e divertido.
Os vegetais, além de melhorar a qualidade do ar, decoram e trazem uma nova energia para o ambiente. Nossa dica de hoje é para vocês, amantes da decoração e espaços verdes, que querem dar uma nova cara para sua varanda.
Para iniciar, é muito importante avaliar as condições climáticas, pois quando expostas em ambientes abertos sem os cuidados necessários, as plantas podem acabar danificadas. Veja nossas dicas!
Varandas de andares baixos
A maioria das plantas se desenvolve melhor em varandas mais baixas, isso se a mesma não tiver tanta incidência de vento. Sugerimos as seguintes opções:
Bromélias
Orquídeas
Samambaias
Heras
Brilhantinas
Varandas de andares altos
Para andares altos e abertos, é melhor evitar plantas altas com troncos finos, já que a exposição ao vento pode danificá-las. Por isso, trouxemos essas opções:
Pata de elefante
Cactáceas
Suculentas
Frutas cítricas
Espada-de-São-Jorge
Varandas com exposição ao vento
Neste caso, é necessário utilizar espécies mais rústicas com vasos de maior resistência por conta de seu contato direto com o vento. Veja essas opções:
Pitosporo
Azaleia
Podocarpo
Gardênia
Lança
Varandas com muita exposição solar
Antúrio
Lírio-da-paz
Bromélias
Bela Emília
Varandas com chuvas frequentes
Clúsia
Bulbine
Moreia
Agave
Os cuidados com poda, adubagem, rega e troca de vasos são necessários. Mantenha as plantas longe de lugares com mudanças radicais de temperatura e ar condicionado, esses detalhes podem prejudicá-las.
Agora que você já tem várias opções bacanas mãos à obra. Poste uma foto da sua varanda no Instagram e use a hashtag #jardimdasideias para a gente ver. Até a próxima.