Um chá para dor de cabeça, uma infusão para machucados ou um suco calmante. Você sabia que tendo as plantas corretas é possível criar uma farmácia natural em sua própria casa? Para lhe ajudar nessa, separamos algumas plantas e quais são os seus benefícios!
Malva: excelente para a cicatrização de machucados, gargarejos para dores na garganta ou problemas bucais (gengivite, afta e afins). Basta ferver uma xícara de água filtrada, após acrescente uma colher de malva recém-colhida. Deixe descansar por dez minutos e pode usar, de preferência morno.
Capim-limão: ideal para problemas digestivos e também pode ser utilizado como calmante. Basta fazer um litro de limonada e acrescentar uma xícara de capim-limão. Mexa bastante e coe para retirar as fibras.
Guaco: problemas com tosse? O guaco pode ser uma solução natural e eficiente. Para fazer um xarope caseiro, derreta 200g de açúcar mascavo, canela e limão (com casca). Acrescente 500 ml de água e sete folhas de guaco. Deixe apurar, apague o fogo e coloque uma colher de sopa de camomila. Coe a mistura e tome uma colher duas vezes por dia.
Hortelã: para refrescar nos dias de calor e acalmar enjoos, basta uma porção (generosa) de hortelã, algumas rodelas de laranja e limão misturados em um litro de água. Uma delícia!
Boldo: além de ser ótimo para ter uma pele mais hidratada, o boldo é bastante indicado para problemas de má digestão e problemas hepáticos. Basta pegar um copo de água (bem gelada), acrescentar uma folha de bolso e deixar descansar por dez minutos.
Melissa: para os dias em que os “nervos estão à flor da pele” ferva um litro de água, depois de desligar o fogo adicione duas partes de capim-limão e uma parte de melissa. Espere dez minutos e beba morninho.
Você tem algum desses chás na sua casa? Comente!