Você faz mais o estilo tranquilo, de bem com a vida? Ou está procurando um refúgio da correria do dia a dia? Então esse post é perfeito para você. Sabia que existe um tipo de jardim zen? Sim, ele é inclusive considerado pelos orientais como um local de contemplação e meditação. Você nem precisa ter um grande espaço, até porque neste caso o tamanho não é o mais importante. A ideia é valorizar elementos que influenciam no nosso estado de espírito e nos deixem serenos. Conseguiu pegar o espírito desse jardim? Então vem ver as dicas e inspirações que separamos para você construir um jardim agradável:
Passo 1: delimite o espaço do jardim
Defina o tamanho, não precisa ser grande, e pode ocupar qualquer parte da casa. Optando por construir na área externa, já comece a preparar os materiais necessários como pedras, rochas e areia.
Passo 2: coloque areia branca
Cada um dos elementos de um jardim Zen tem seu próprio simbolismo. A areia remete a água corrente, por isso se distribui no local uniformemente, para trazer equilíbrio para o espaço.
Passo 3: crie um caminho com pedras e rochas
As rochas simbolizam montanhas, um elemento predominante na natureza. Por isso, elas são essenciais na hora de fazer o espaço. Junto com as rochas, coloque pedras decorativas de cores, tamanhos e texturas diferentes.
Passo 4: cultive plantas variadas
As espécies mais comuns são bonsais, cerejeiras e bambus, mas você precisa levar em conta se o clima da sua região permite o cultivo das mesmas.
Passo 5: faça uma decoração simples
Por último, adicione elementos que vão contribuir para sensação de equilíbrio e harmonia, como estátuas, lanternas, incensos, velas, entre outros. Uma fonte com água corrente é muito comum também, já que água, nesse caso, representa vida. Móveis em madeira, como bancos, ou estruturas feitas em pallets são outros recursos que ficam interessantes na decoração.
Para saber mais sobre diferentes tipos de jardim, inscreva-se no Pró-Jardim STIHL. Clique aqui e confira.