Conheça as plantas que não precisam de terra

Conheça as plantas que não precisam de terra

Quando o assunto é cuidar das plantas, é sabido que elas precisam de condições básicas para crescerem saudáveis, tais como água, luz, terra e adubo. Mas, será que algumas plantas podem sobreviver e se desenvolver sem terra? A resposta é sim! As Air Plantas, ou Plantas de Ar, são espécies que não precisam de terra. Elas podem ser cultivadas em recipientes de vidro vazios ou em acessórios pendentes. 

Air Plants

Esse é o nome popular dado para as espécies do gênero Tillandsia, que faz parte da família das bromélias e conta com mais de 500 espécies. Elas são nativas das Américas e podem ser encontradas na América do Norte, Central e do Sul.

Vale destacar que as Air Plants são, na sua maioria, plantas epífitas, ou seja, se apoiam no tronco de outras plantas para sobreviver. No entanto, não são consideradas espécies parasitas, já que não sugam sua seiva, uma vez que os seus nutrientes vêm das suas folhas. 

Espécies de Air Plants

1 – Tillandsia stricta: ela é pequena, suas folhas são finas e possui delicadas flores rosas e roxas. É uma das espécies mais comuns no sudeste brasileiro e gosta bastante de umidade.

2 – Tillandsia tricholepis: ela é bem pequena e muitas vezes pode ser confundida com uma planta parasita e até mesmo com suculentas. É fácil de ser encontrada no Brasil e é uma espécie que gosta de umidade. 

3 – Tillandsia pohliana: ela é bem resistente, precisa de menos água e pode ser cultivada ao sol. Essa espécie fica maior do que a Tillandsia stricta e a Tillandsia tricholepis, e suas flores são amarelas. 

4 – Tillandsia caput medusae: também conhecida como Tillandsia polvo, o cultivo dessa espécie é bem simples. Ela tem um aspecto aveludado, já que possui micropelinhos ou escamas nas folhas (chamados tricomas). Essa espécie não tolera baixas temperaturas.

5 – Tillandsia cyanea: muito vendida no Brasil, essa espécie também pode ser cultivada em vasos. Para isso, é necessário usar o substrato específico para orquídeas. Ela gosta de umidade.

Manutenção

Como essa espécie não exige substrato para sobreviver, sua manutenção é bem simples: o principal é regar suas folhas com um borrifador. 

As espécies de clima mais árido (que, normalmente, são mais esbranquiçadas) se recomenda regar uma vez a cada 15 dias. Já as que são de clima mais tropical (que possuem folhas mais verdes), podem ser regadas uma vez por semana.

Como não há substrato, a adubação deve ser feita de maneira foliar, sobretudo se a planta for cultivada ao ar livre. No entanto, se você optar por cultivá-la dentro de casa, a adubação foliar pode ser realizada a cada 6 meses. 

Onde cultivá-las?

Como essa espécie não precisa de terra e vasos para se desenvolver, você pode usar a criatividade na hora de dispor as verdinhas pela casa. Uma dica é usar um fio de nylon ou barbante e pendurá-las como se fossem móbiles. Também é possível usar arames para criar esculturas ou, ainda, utilizar vasos de vidro para simular terrários. 

No entanto, se você gosta de cultivar suas plantas em vasos ou no jardim – com bastante terra -, ter os equipamentos ideias para o cultivo é essencial. Pensando em tornar o trabalho dos jardineiros ocasionais ou profissionais muito mais simples, a STIHL conta com a ferramenta multifuncional a bateria STIHL KMA 135 R, que além de auxiliar no cultivo do solo, também serve para realizar a poda de galhos e cercas vivas, cortar a grama e fazer a limpeza do calçamento. 

Agora que você já conhece as Air Plants, conte para a gente quais espécies você cultivaria em sua casa. Além disso, compartilhe esse conteúdo com alguém que possa se interessar pelo assunto. Até a próxima!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *