A fachada é sempre a primeira impressão que temos de uma casa, não é mesmo? Por esse motivo, escolher bem as plantas que irão compor este espaço é importante para contribuir com a estética da casa. Se você quer conhecer as melhores espécies de plantas, sejam elas trepadeiras, cercas-vivas ou plantas ornamentais, fique com a gente e continue lendo o texto.
Plantas ornamentais
Para a fachada de jardins pequenos, é interessante apostar em plantas perenes com vida útil longa. Algumas opções de pequeno porte e que requerem pouca manutenção são buxus (Buxus sempervirens), ixora (Ixora coccínea) e espada-de-são-jorge (Sansevieria trifasciata). Já para quem conta com uma fachada grande e deseja incluir plantas maiores e exuberantes, a pata-de-elefante (Beaucarnea recurvata), a árvore-do-viajante (Ravenala madagascariensis) e a palmeira-fênix (Phoenix roebelenii) são ótimas escolhas.
Outras alternativas interessantes são a flor-do-guarujá (Turnera ulmifolia) e a lantana-rasteira (Lantana montevidensis). Essas espécies são pouco exigentes e deixarão a fachada da casa muito mais colorida, graças às lindas tonalidades de suas flores.
Trepadeiras
Se a fachada da casa possui muros ou grades, as espécies trepadeiras são perfeitas, já que deixam o espaço visualmente mais atraente e garantem maior amplitude do jardim. Além disso, elas ajudam a reduzir a temperatura, criando um microclima mais fresco.
A unha-de-gato (Uncaria tomentosa) é uma ótima opção, além de ser muito utilizada em projetos de paisagismo. Essa espécie gosta de sol e precisa de atenção extra na época de poda, nos períodos mais quentes, já que se ela crescer demais, pode tombar. Para realizar a poda de maneira eficiente e prática, o podador de altura a bateria STIHL HLA 56 é a escolha certa, pois garante máximo desempenho para cortes tanto na vertical como na horizontal. Após a poda, é importante realizar a adubação do solo para garantir que a espécie se mantenha bonita e saudável.
Outra espécie trepadeira bastante comum é a hera (Hedera helix), que gosta de meia-sombra. Ela exige baixa manutenção, não precisa de poda constante e sua adubação deve ocorrer a cada dois meses. Vale destacar que ela deve crescer sobre paredes de textura rugosa, já que sobre paredes lisas, ela pode arrancar a tinta da superfície e acabar tombando.
Cercas-vivas
A cerca-viva atua como barreira natural, trazendo privacidade ao ambiente e definindo os limites do jardim. Nesse sentido, os arbustos também podem desempenhar um papel parecido com o da cerca-viva. A murta (Murraya paniculata), viburno (Viburnum suspensum), pitosporo (Pittosporum tobira) e clúsia (Clusia fluminensis) são boas opções para a fachada da casa. Vale destacar que para que essas espécies se mantenham saudáveis e bonitas, as podas devem ser realizadas constantemente. Pensando nisso, a STIHL conta com uma linha de podadores que foram desenvolvidos para facilitar esse trabalho.
Você já parou para pensar na importância de ter uma fachada bonita e atraente em casa? Conte para a gente se já cultiva alguma dessas espécies. Se gostou das dicas, compartilhe esse post com quem também gostaria de ficar por dentro deste assunto. Até a próxima!