Você já ficou sem entender o que está acontecendo com o seu jardim? Apesar de cuidar diariamente e utilizar as ferramentas ideais, alguns detalhes podem prejudicar o desenvolvimento das plantinhas que colorem os nossos dias. A seguir, confira uma lista composta por quatro possíveis problemas.
Pouco espaço para o desenvolvimento
Toda planta necessita de ambiente propício para crescer e florescer. Por isso, é imprescindível escolher vaso de tamanho adequado. Antes de colocar as sementes em recipiente, leia todas as informações contidas na embalagem ou converse com o vendedor de sua floricultura preferida. Se notar que a muda está apertada, replante-a.
Exagero ou falta de regas
Esta é uma dúvida frequente na vida de quem é fã de jardins floridos. Para não errar na quantidade, é importante fazer um teste simples: encoste a ponta dos dedos na terra e sinta a umidade. Se o solo estiver muito seco, molhe. Caso estiver molhado, aguarde mais um dia. Sem segredos, não acha?!
Exposição solar incorreta
Todas as plantas necessitam do sol, porém, algumas mais e outras menos. Assim como na hora de plantar as sementes, é importante ler as instruções e conferir qual é o melhor lugar para manter o vaso de sua flor. Para ter certeza que a sua muda está saudável, confira esse truque esperto:
- Espécies de sombra apresentam folhas com aspecto amarelado – ou queimado – quando ficam em contato direto com o sol.
- Espécies que necessitam de luz podem ter as suas folhas atrofiadas e levemente murchas.
Falta de poda
Algumas plantas pedem que as suas extremidades sejam podadas logo após a floração. Este procedimento é de extrema importância para que as flores surjam na próxima primavera. Utilize os acessórios corretos para remover os galhos: vale investir em um alicate para jardinagem.
E aí, identificou alguns erros que você costuma cometer nos cuidados do seu cantinho verde? Para manter este espaço sempre belo, fique de olho nas nossas postagens. Temos sempre novidades! Esperamos você!