Contar com as tecnologias digitais a nosso favor é maravilhoso. Mas não pode ocupar tanto tempo do nosso lazer. Um dos maiores prazeres que uma pessoa pode ter é construir algo com suas próprias mãos. Pode ser uma horta, pode ser um canteiro, pode ser um jardim inteiro.
O som do vento batendo nas folhas, a textura da terra entre os dedos. Mais do que uma atividade doméstica, a jardinagem é uma experiência sensorial. E já faz algum tempo que o ato de jardinar tem despertado interesse devido aos benefícios que traz.
Jardinagem e bem-estar
Pesquisadores da Universidade do Texas A&M aplicaram, em 2010, um questionário com um grupo que pratica jardinagem e outro que se mantém inativo. Os resultados foram surpreendentes. Os participantes que são jardineiros por hobby apresentaram uma visão muito otimista, avaliando sua saúde como excelente e afirmando sentir muita energia no dia a dia. Além disso, 74% dos entrevistados acreditaram ter alcançado muitos de seus objetivos de vida.
Há pesquisas que apontam a jardinagem como ótima coadjuvante em terapias convencionais, sendo uma atividade mais relaxante que diversas outras formas de lazer. E que o ato de cultivar flores e legumes também pode melhorar o humor e mesmo contribuir para que crianças em fase escolar se alimentem melhor.
São ou não são ótimos motivos para você se conectar com a natureza e encarar a jardinagem com outros olhos?
Independente do espaço disponível no seu lar, existem diversas opções para quem quer aderir ao jardinar. É possível criar tanto um pequeno jardim vertical em apartamentos quanto grandes hortas em quintais de casas.
Agora, ao trabalho!