Se você sempre sonhou em ter um bonsai e finalmente conseguiu realizar este sonho não pode deixar agora ele morrer, não é mesmo? Pra quem tem dúvidas de como cuidar – e até mesmo que cuidados ter na hora da compra – não pode perder as dicas que preparamos.
Confira:
Caso você tenha chegado aqui de paraquedas, bonsai na verdade não é a planta, mas sim uma técnica de transformar árvores convencionais em miniaturas. Qualquer muda pode ser submetida à técnica, que corta dois terços da raiz para conter o crescimento e ainda precisa ser podada para manter uma forma especial.
Na hora da compra você precisa tomar algumas precauções para garantir que não está levando lebre por gato. Procure uma loja especializada e analise a aparência do bonsai. Verifique se há folhas secas, murchas ou amareladas no vaso ou insetos por perto. Para ser considerado um bonsai, a árvore precisa estar em um vaso de cerâmica ou cimento, que conserva melhor a temperatura.
Com o bonsai comprado é hora de saber como cuidar. Você sabia que a maioria dos bonsais morre devido à rega? O ideal é começar a rega bem devagar, por cima da terra em volta do tronco, certificando-se de que a água esteja penetrando por toda área do solo, até que vaze um pouquinho de água pelos orifícios de drenagem. Você só deve regar novamente quando a terra estiver seca.
Temos mais duas dicas: adubação e poda. A primeira deve ser feita com o conteúdo básico dos adubos, composto de Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio (K), definidos em porcentagens nas instruções de uso ou na composição do produto. Você deve escolher um que tenha os três nutrientes em proporções semelhantes. Não se esqueça de ler as instruções de uso, que dizem qual a quantidade a ser usada, de que forma e em qual frequência.
Já a poda da copa e galhos, em média, deve ser realizada a cada três ou seis meses, com uma tesoura específica e bem afiada que você encontra em lojas especializadas em materiais para jardinagem. A cada três anos, é importante podar também as raízes dos bonsais pequenos.
Preparado para cuidar de um bonsai? Se você tem mais dúvidas escreva nos comentários.