Ícone das festas havaianas, o hibisco é um encanto só, podendo ser usado tanto em arranjos florais quanto nos adornos de cabelo. Mas além da sua beleza, essa espécie também é prática, já que é de fácil cultivo e possui poucas exigências na hora da manutenção. Quer mais um motivo para plantar? As flores, que tem uma aparência tão delicada, rendem um bom chá!
O hibisco pode adaptar-se muito bem à solos mais arenosos e argilosos, como é o caso das praias e regiões mais tropicais. O plantio dessa espécie pode ser feito com estacas de galhos enterrados diretamente na terra do jardim ou do vaso, e estes devem ter pelo menos 40 centímetros de profundidade. Procure fazer o plantio durante a primavera para que ela se desenvolva da melhor forma possível.
A poda pode ser feita no final do ano ou no mês de maio, anualmente. Tente cortar os galhos de forma que reduza o seu tamanho pela metade. Os cortes devem ser perpendiculares ao caule, formando uma linha diagonal.
O hibisco também pode ser usado como cerca viva. É uma planta arbustiva e, por isso, pode ser podada para obter a forma que você deseja.
O porte varia bastante dentro da espécie, com variedades que podem atingir até 2 metros de altura ou formas menores, as mais ideais para serem cultivadas em vasos.
E fique ligado na melhor dica de todas: o chá de hibisco pode ser produzido com as flores do Hibiscus sabdariffa, conhecido como azedinha, quiabo-azedo, quiabo-róseo ou vinagreira no Brasil.
A bebida traz diversos benefícios à saúde, atuando como auxiliar no emagrecimento, combatendo doenças do coração e potencializando o funcionamento do metabolismo.
Gostou do nosso post? Fique ligado no que vem por aí e compartilhe com seus amigos. Acompanhe o Jardim das Ideias STIHL nas redes sociais para conferir mais dicas.