Como o consumo de produtos orgânicos e agricultura familiar ajudam a preservar a natureza

Como o consumo de produtos orgânicos e agricultura familiar ajudam a preservar a natureza

Consumir produtos orgânicos e apoiar a agricultura familiar é essencial para a preservação. Neste texto, Lara Lutzenberger, ambientalista e Presidente da Fundação Gaia, mostra a importância desse setor para a natureza e para o nosso meio ambiente. Estes agricultores rurais são os grandes responsáveis por comercializar alimentos naturais no mundo, contribuindo para a promoção da biodiversidade, a conservação dos recursos naturais e a redução do impacto ambiental da produção de alimentos.

Como os produtos orgânicos da agricultura familiar beneficiam a natureza?

Segundo Lara, os produtos orgânicos cultivados em propriedades familiares valem-se prioritariamente de recursos do próprio local e das redondezas. Priorizam a mão de obra própria, fazem uso de práticas agrícolas mais sustentáveis, com uso de adubos orgânicos, manutenção de espécies polinizadoras, controle e redução da erosão dos espaços através de técnicas agroecológicas ou agroflorestais que prezam a cobertura do solo e rotação de culturas.


Como funciona a agricultura familiar?

A agricultura familiar está presente em todos os biomas do nosso país e garante a segurança alimentar e nutricional da população. Muitas vezes, os métodos de cultivo adotados são tradicionais e de baixo impacto ambiental, e estão mais integrados aos ciclos naturais, respeitando a sazonalidade dos cultivos.

Lara afirma que essa abordagem geralmente resulta em sistemas agrícolas mais diversificados, com uma variedade de culturas e criações, o que ajuda a promover a biodiversidade e a preservar espécies nativas.


Por que optar por produtos orgânicos?

Ao consumir produtos orgânicos e apoiar a agricultura familiar, os consumidores incentivam práticas agrícolas integradas à natureza e com redução do uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos, que podem causar danos à saúde humana e ao meio ambiente. Também propiciam condições de vida no campo, enfrentando o problema do êxodo rural e inchamento das cidades. Além disso, consumindo alimentos produzidos localmente, é possível reduzir as emissões de gases de efeito estufa associadas ao transporte, embalagem e refrigeração de alimentos, promovendo assim um sistema de produção e distribuição alimentar mais sustentável e resiliente.

Conte para nós, você costuma consumir alimentos orgânicos e produzidos por agricultores familiares?


*Este texto é uma cocriação do Jardim das Ideias STIHL com Lara Lutzenberger, ambientalista e Presidente da Fundação Gaia – Legado de José Lutzenberger.