Toda criação da natureza costuma ser perfeita. Mas quer saber? Você também pode chegar perto dessa perfeição, criando um lago natural perfeitamente integrado ao seu jardim. Mais do que decorativo, ele pode ser uma forma de expressão artística que traz vida ao espaço, tornando-o ainda mais acolhedor. Confira os passos simples a seguir, para construir um lago que se integre perfeitamente ao ambiente, proporcionando um refúgio natural para plantas, animais e claro: pra você e sua família.
Escolha bem o Local
Na hora de escolher o local ideal para o lago, dê preferência a áreas planas, onde o terreno seja fácil de escavar. Evite locais próximos de tubulações ou raízes profundas que possam dificultar o processo de escavação e de construção. Um terreno adequado pode garantir a estabilidade do lago ao longo do tempo, evitando futuros problemas.
Tamanho e Profundidade
Agora que você escolheu um bom local, é hora de pensar no tamanho e na profundidade do seu lago, para garantir que ele atenda às suas expectativas e seja compatível com o espaço. Considere a largura, distância e profundidade desejadas para calcular o volume total de água. Lembre que a profundidade deve ser suficiente para acomodar plantas aquáticas e, se você desejar, peixes.
Para preparar o espaço do lago, o uso de um perfurador de solo traz ainda mais facilidade.
Decida o Formato
Quanto mais natural e orgânico, melhor. Procure respeitar as limitações do terreno e aproveitar ao máximo o espaço do seu jardim. Formas livres e curvas suaves são o mais próximo dos lagos encontrados na natureza. E de preferência mantenha áreas para circulação, estar, lazer e também outras plantas ao redor do lago. Isso vai deixar o ambiente mais acolhedor e preparado para sua família, amigos e outros públicos.
Capriche nas Plantas
A escolha das plantas aquáticas é importante para que o seu lago pareça, além de bonito, o mais natural possível. Cada espécie está mais adaptada ao seu clima, dependendo da região do Brasil. Antes de adquirir, pesquise e procure descobrir quais plantas são mais adequadas para sua região. Algumas plantas flutuantes se multiplicam rapidamente, aproveitando os nutrientes dissolvidos na água, mas a grande dica é compor o ambiente usando a sua imaginação.
Manutenção e Cuidados
Manter o lago e o seu entorno sempre em boas condições, requer cuidados diários. Temos uma linha completa para ajudar você em algumas dessas tarefas, de cortadores de grama a sopradores. A população de plantas flutuantes precisa ser controlada periodicamente, já que o excesso de plantas pode comprometer a saúde do seu ecossistema, E lembre-se: os excessos podem ser reaproveitados em outros espaços ou transformados em composto orgânico, um excelente adubo natural.
Plantas e Água: uma combinação natural.
Combinar plantas e água em um lago cria uma harmonia perfeita, em um ambiente muito agradável para reflexão, relaxamento e bem-estar. Toda essa harmonia precisa de manutenção com as ferramentas certas, como os nossos podadores, que ajudam a manter seus espaços naturais sempre belos e saudáveis.
A STIHL tem uma linha completa de ferramentas para ajudar você a criar um oásis perfeito, unindo o verde das plantas com um lago cristalino, concebido por você. Da construção até a manutenção periódica, conte com a nossa tecnologia para tratar a natureza com muito cuidado e precisão.
Agora é possível comprar ferramentas STIHL sem sair de casa. Conheça a nossa Loja virtual e confira a disponibilidade no seu estado.
Se você gostou dessas dicas, compartilhe este artigo.
Esperamos você no próximo conteúdo!