Sempre bom ter medicamento em casa, não acha? Babosa é o tipo de planta que você pode cultivar em sua horta, e que vai ser útil quando precisar de um cicatrizante ou quiser tratar a sua pele de forma mais natural.
Aloe succotrina e Aloe vera, popularmente conhecida como babosa, é reconhecida por suas inúmeras formas de uso. De origem africana, a planta pertence à família das Liliáceas, se parecendo com suculentas e cactos.
Planta com função fitoterápica, a babosa conta com mais de 300 espécies, mas a aloe vera é a que possui maior valor comercial entre todas. Suas folhas são carnosas e firmes. Contém excelentes propriedades usadas em tratamento estético, além de conter um medicamento sem igual para aliviar problemas na pele, como acnes e queimaduras.
Confira nossas dicas para plantar no pátio da sua casa!
DICA 1: COMO IDENTIFICAR
Se você escolher plantar Aloe Vera, fique atento na hora de comprar a muda. A espécie é fácil de identificar, pois é a única babosa que possui flores amarelas.
DICA 2: CLIMA E SOLO INDICADOS
A planta é versátil, porque aceita grande variação de temperatura, mas se dá bem em regiões de clima seco, pois ela não precisa de água. Procure solos bem drenados e permeáveis para o plantio, pois são os mais adequados.
DICA 3: COLHEITA
A primeira colheita ocorre quando a planta emite novos rebrotos. As demais são feitas a cada ano antes da estação das chuvas, por volta de outubro. Apanhe manualmente e corte somente as folhas periféricas da base – em geral de cinco a seis unidades por planta.
DICA 4: CUIDADOS
A planta não requer muito trabalho; capinar é o principal que se deve ter com relação ao cultivo.
Curtiu nossas dicas? Dê um like e compartilhe com seus amigos. Até o próximo post!