As orquídeas, que pertencem à família Orcchidaceae, são espécies muito admiradas tanto para decorar ambientes internos quanto para embelezar jardins e até mesmo troncos de árvores. No entanto, por ser uma planta bem delicada, seu custo pode ser elevado. Por isso, é interessante fazer mudas a partir de uma espécie matriz. Aprenda duas técnicas simples a seguir.
Técnica Keike
A técnica consiste em fazer mudas a partir de brotos retirados de uma planta matriz, saudável e bem desenvolvida. Para isso, basta remover um trecho da haste, que já tenha pequenas raízes formadas, com uma tesoura própria para jardinagem e esterilizada para evitar possíveis contaminações. Em seguida, plante o broto em um vaso preenchido com substrato orgânico e drenável. É recomendável manter o solo úmido durante todo o processo de germinação e depois do desenvolvimento da planta seguir com uma rotina de rega regular.
Técnica de divisão
Para realizar a técnica, é preciso fazer a divisão de uma Orquídea já desenvolvida, cortando abaixo dos bulbos, mantendo pelo menos um por planta. Faça o plantio das partes oriundas da divisão em vasos separados. A partir daí, é indicado seguir com a rotina de manutenção de cuidados para o bom desenvolvimento da muda.
Com as técnicas ensinadas, é possível multiplicar as flores do seu jardim, seja para cultivá-las no próprio ambiente ou para revender as espécies. Se você trabalha com jardinagem e deseja incluir essa flor nos seus projetos paisagísticos, experimente fazer as próprias mudas. Caso deseje profissionalizar ainda mais a sua rotina, invista em ferramentas para otimizar o tempo nas atividades relacionadas aos cuidados com jardins. Conheça todas os equipamentos produzidos pela STIHL aqui: https://bit.ly/3RaBJIv