Nativa das regiões pantanosas dos Estados Unidos, a dionéia (nome científico Dionaea muscipula) é uma planta carnívora, herbácea e de pequeno porte atinge no máximo 15 centímetros de altura. Também conhecida como Vênus-caça-moscas e Vênus-papa-moscas, a dionéia requer uma manutenção um pouco especial. Confira as dicas que preparamos.
Como cuidar da Dionaea muscipula? Veja essas cinco orientações:
Diferente de outras espécies, a planta suporta regas constantes especialmente nas estações mais quentes. No entanto, o recomendado é que ela seja molhada com água destilada ou água da chuva. Os sais presentes na água da torneira são prejudiciais para a maioria das plantas carnívoras.
O solo ideal para a dionéia é uma mistura de areia e esfagno, tipo de musgo que nasce na beira de lagos e riachos.
É importante que a planta seja cultivada sob bastante luminosidade.
O inverno é o período em que as dionéias entram em dormência. As folhas ficam fracas e podem secar nessa estação.
A dionéia pode ser propagada através de sementes ou folhas. Porém, vale lembrar que a espécie está ameaçada de extinção em virtude da coleta excessiva, poluição e destruição do seu habitat.
Caçadora de insetos:
A Dionaea muscipula tem um formato curioso, que lembra uma mandíbula com dentes. Dentro dessa boquinha há um néctar que a planta produz para atrair pequenos insetos. Uma vez que algo é detectado se movendo na armadilha, a planta se fecha. Esse processo consome bastante energia da dionéia, por isso a armadilha não funciona com pedras e gotas de chuva, por exemplo. A digestão da presa dura uma média de 10 dias.
Você tem alguma dúvida sobre a Dionaea muscipula? Deixe aqui nos comentários. E se esse post ajudou você, lembre-se de compartilhá-lo com seus amigos que gostam de plantas carnívoras. Até a próxima!