Por mais que você cuide bem das suas plantas, pode ser que em algum momento elas sejam atacadas pelas temidas pragas, como pulgões e cochonilhas. Faz parte da natureza. No entanto, existem algumas soluções caseiras e bem acessíveis que você pode utilizar para mandar os visitantes indesejados embora e colaborar para o crescimento saudável do seu jardim. Confira algumas dessas receitas e teste em casa.
Alho e cebola: deixe ferver cinco dentes de alho e metade de uma cebola em um litro de água por aproximadamente dez minutos. Quando esfriar, pulverize a mistura nas plantas afetadas durante o sol baixo.
Leite: é bastante utilizado para proteger hortas. Basta fazer uma combinação de 5 partes de água e 1 de leite cru, colocar em um borrifador e aplicar nas plantas a cada três dias. Conforme pesquisa da Embrapa, a mistura de leite com água foi testada em diversas culturas, como as do pepino, abobrinha, tomate, rosa, soja, eucalipto e alface, mostrando-se eficiente no combate de doenças.
Sabão neutro: o tradicional sabão neutro é um bom aliado no combate às pragas. A ideia é aplicar na planta realizando a limpeza de insetos menores como cochonilhas e também ácaros, passando um pano úmido ou escova macia após a aplicação.
Pimenta: bata no liquidificador em torno de cinco a dez pimentas com dois copos de água e deixe descansar durante uma noite. No dia seguinte, borrife nas plantas. É importante lavar as mãos após o uso. Essa receita é boa para combater formigas.
Extrato de Cravo de Defunto (Tagetes): esta planta possui óleos essenciais com ação repelente sobre os insetos. Faça um macerado das folhas em base de água e aplique com borrifador quando estiver iniciando a infestação de insetos como pulgão.
Dicas extras: calda de fumo, extrato de arruda e citronela plantada entre os canteiros. 😉
Você já teve problema com pragas nas suas plantas? Usou outro inseticida caseiro? Tem alguma dúvida? Conte pra gente na área de perguntas e continue acompanhando o blog Jardim das Ideias STIHL.