Decorar os espaços com plantas é sempre uma opção interessante, já que além de deixar o ambiente mais bonito e agradável, a jardinagem é capaz de trazer vários benefícios à saúde. E se você não tem muito espaço disponível, não tem problema, pois a decoração com plantas suspensas é uma excelente maneira de otimizar cada cantinho da sua casa. Neste post, reunimos 5 dicas usando plantas suspensas para você transformar seu ambiente com muito estilo e criatividade. Vamos juntos?
1 – Nichos
Os nichos são ótimos para dar uma renovada na decoração. Eles são como prateleiras versáteis e podem ser usados em qualquer cômodo da casa, independente do seu modelo, tamanho ou formato. Plantas pendentes que criam um efeito cascata, como jiboia, cordão-de-pérolas, samambaia, avenca e dinheiro-em-penca, são ótimas opções para este tipo de decoração.
2 – Treliças e escadas
Se o que você busca é um jardim vertical, as treliças e escadas ajudam a criar esse efeito. Essa alternativa é perfeita para cultivar hortaliças, ervas, temperos e flores, desde que pegue sol no local escolhido. Existem suportes de madeira e de ferro, que dependendo do tamanho, podem sustentar diversos vasos e jardineiras, garantindo um visual bonito e muito original. Os suportes estilo escada também são uma opção moderna, elegante e perfeita para qualquer espaço.
3 – Alças e suportes de parede
Práticas, resistentes e cheias de estilo, as alças e suportes de parede são uma bela opção para pendurar vasos. Se você quer garantir um ar mais moderno ao ambiente, aposte nas versões em metal, já que elas conferem um estilo mais industrial. Porém, se o que você busca é uma decoração mais aconchegante, o ideal são as alças de macramê. Lembrando que os suportes de parede, como mãos-francesas, também cumprem bem a função e oferecem um estilo retrô ao ambiente.
4 – Suportes e tripés
Os suportes e tripés para os vasos de plantas são outra maneira interessante para decorar o ambiente. Com seus variados estilos, tamanhos e cores, eles garantem um visual único. Os tripés são perfeitos para ocupar as laterais dos cômodos e uma boa dica é usar alturas variadas para criar uma composição com volumetria.
5 – Kokedama
Essa técnica milenar japonesa dispensa o uso de vasos, já que envolve a planta em uma esfera de musgo e substrato. Além de adicionar um toque de verde à sua casa, essa opção também cria um elemento visualmente atraente que se destaca como uma verdadeira obra de arte. A manutenção deste cultivo é considerada simples, já que a rega pode ser feita por imersão.
Você também costuma decorar o seu ambiente com plantas suspensas? Quais são as espécies que você utiliza para esse tipo de decoração? Conte para a gente, vamos adorar saber. Até a próxima!