Aphelandra Sinclairiana

Aphelandra Sinclairiana

Dossiê das Plantas

Aphelandra Sinclairiana

Aphelandra Sinclairiana
  • Nome Comum: afelandra rosa, afelandra coral
  • Nome Científico: Aphelandra Sinclairiana
  • Grupo: Arbustos

Autor: Raul Cânovas

Este gênero vegetal faz parte de um grupo de 200 espécies de arbustos lenhosos ou herbáceos, nativos na América tropical. Seu nome deriva do grego (apeles = solitário; aner = macho), em alusão às anteras unicelulares da flor. As afelandras são acantáceas, uma família com 250 gêneros (a afelandra é um deles) e aproximadamente 3.000 espécies. Alguns trabalhos apontam 275 gêneros e até 4.000 espécies. As acantáceas mais conhecidas pelos paisagistas brasileiros são as: asystacias, barlerias, justicias, odontonemas, pachystachys, ruellias, sanchezias, thunbergias e muitas outras que apresentam semelhanças genéticas e floração - na maioria das vezes, exuberante. Uns poucos indivíduos desta família vivem em regiões de clima temperado. Talvez a mais conhecida habitante de territórios com invernos frios seja o acanto-grego (Acanthus mollis), célebre por ter inspirado o famoso escultor Calímaco a fazer o capitel da coluna coríntio que, com suas formas, sugere as folhas dessa planta. O Templo de Zeus, em Atenas é ornamentado com elas.

Mas deixando um pouco a taxonomia de lado e começando com os elogios merecidos a esta planta, bastaria dizer que as flores, com mais de 20 centímetros, são de uma beleza rara. Coloridas pelos tons de salmão, alaranjado e magenta, proporcionam um atrativo inicial aos beija-flores (particularmente o pequeno ermitão) que acabam por se deliciar com o néctar de suas flores e também a outros pássaros, como o Toutinegra, habitante comum nas regiões mais quentes da América do Sul e América Central.

A planta é ideal, para ser cultivada e admirada, em solos férteis, nas áreas sombreadas do jardim praiano ou nas regiões mais quentes e úmidas do Brasil. Cenograficamente falando, reluz melhor quando forma grupos com várias mudas dela.

Sinônimos estrangeiros: orange shrimp plant, coral aphelandra, panamá queen (em inglês); camaroncillo, afelandra (em espanhol).
Família: Acanthaceae.
Características: arbusto de crescimento compacto, ereto e de forma oval.
Porte: 1,50 a 2,00m.
Fenologia: fim do inverno, primavera e começo do verão.
Cor da folhagem: verde médio.
Origem: Costa Rica, Nicarágua e Panamá.
Clima: tropical, sensível ao frio.
Luminosidade: sombra parcial ou total.

Comentários
Voltar para Dossiê das Plantas