Minha jabuticabeira é hibrida. Plantada em vaso. Seus frutos são deliciosos e quase sempre está com jabuticabas.
Ultimamente nem acaba uma carga, e já aparece algumas flores e botõezinhos novamen te.
Mas, venho observando, que frutos ainda verdes ou quase maduros já começam a murchar ou apresentar um defeito na casca . Parece q foi tirada parte da casca com uma bicada, só que, é uma lesão superficial e não como a que um pássaro faz. Tenho fotos e não sei para que endereço eletrônico devo mandar. Estou chateada e com medo de acabar perdendo a frutífera.
Conto com os senhores, agradeço e aguardo resposta.
Deus os abençoe.Obrigada.

Pergunta enviada por: Laura, de Jardinópolis - SP em 27 de setembro de 2018
Resposta:

Olá! Tudo bem? Agradecemos seu contato e pedimos desculpas pela demora no retorno. Sobre sua questão: vários fatores podem estar contribuindo para o problema relatado de sua jabuticabeira. Dentre os problemas, podemos destacar: falta de adubação, problemas na drenagem do solo, falta de sol, fungos ou insetos prejudicando a mesma, bem como falta de poda.
As jabuticabeiras necessitam de incidência de sol direto. Muitas vezes, elas se desenvolvem bem, formando varias ramificações de galhos no seu interior, acabando por prejudicar sua frutificação. Nesses casos é necessário que seja realizada uma poda de correção, retirando o excesso de galhos, permitindo a entrada de sol no interior da planta no tronco principal. Lembrando que a poda deve ser realizada com material cortante bem afiado e limpo. 
Verifique a adubação de sua jabuticaba e realize a poda de galhos sobressalentes que terá sucesso. Em relação as fotos, é possível nos enviar pelo site para que possamos verificar e ajudar da melhor maneira. 

Boa sorte e espero ter ajudado.
Fágner Henrique Heldt - Biólogo

Comentários