Olá Raul, tudo bem?
Amigo tenho um manaca da serra no qual eu plantei em um vaso grande.
Fiz a mistura de terra vegetal, condicionador, e humus de minhoca.
Logo após plantar eu reguei bastante a muda, até o seu torrão fica úmido.
E todos os dias molho bem pouco, cerca de 250 ml de água, ( para a mudar pegar) foi o que me orientaram.
Porém percebi, que as folhas do manaca, estão ficando algumas, com as pontas secas, até mesmo algumas folhinhas novas.
Sei que a planta tem um período de adaptação ao novo solo, porém fiquei no receio de ter colocado o solo errado, ou esta errada em relação a molhar a planta.
Ela esta em um vaso grande a meia sombra, local que só bate sol depois das 13:00 hs.
Queria saber de vc, tb se eu poderia usar o forth flores foliar, para fortalecer mais o meu manacá e assim ter uma linda planta saudavel sem folhas de pontas secas.
Obrigda

Pergunta enviada por: Joecia, de Eunapolis - BA em 26 de setembro de 2018
Resposta:

Olá! Tudo bem? Agradecemos seu contato e pedimos desculpas pela demora no retorno. Sobre sua questão: pode ser que o aparecimento das folhas com pontas secas seja muita água ou falta. O excesso de água é mais prejudicial, que períodos curtos sem regas (água), talvez esteja acumulando água no fundo, pelo substrato não está drenando o excesso de água. As vezes isso acontece, regamos e mesmo assim parece que a planta não recebe água, sendo provável que a drenagem não está funcionando, ocorrendo um apodrecimento das raízes o que dificulta a absorção de água e nutrientes.  Tem ainda o período de adaptação ao novo substrato, mas também tem uma questão que ajuda na adaptação e que não mencionaste que fizeste, por isso explicarei, mas desconsidere caso tenha feito. Em transplantes, mudanças de vaso e até mesmo plantio de uma muda é importante marcar o Norte na planta, para realizar o replantio na mesma posição ajudando na adaptação das plantas. Isso acontece devido a incidência de luz solar, a qual a planta se acostumou a receber.   Também é importante salientar que é uma planta, que necessita de bastante sol (sol direto) o ano inteiro e muita água (lembrando que necessita do solo drenável, para não acumular água nas raízes) e solo rico em matéria orgânica. Verifique a drenagem e coloque o mesmo em local com mais sol possível, além de adubar com terra rica em matéria orgânica no mínimo 3 vezes ao ano. As folhas que estão com as pontas secas, devem ser podadas com material de corte afiado e limpo. 

Boa sorte e espero ter ajudado.
Fágner Henrique Heldt - Biólogo

Comentários