Como preparar uma boa terra para o jardim

  • 12 de agosto de 2014
  • Categoria: Dicas

Crédito donaflorgarden.com.br

A terra de um jardim funciona quase como um banco: chega um determinado momento em que você não pode tirar mais do que deposita, pois o saldo ficará negativo. Assim também funciona com os nutrientes depositados no solo. Por isso, separamos algumas dicas para que você possa preparar a terra para suas plantas da melhor forma possível. Confira:

- Sempre que for realizada uma colheita de frutos, vegetais ou flores, o solo deve ser fertilizado e adubado corretamente. Isso deve ocorrer porque a produção de flores ou frutos, por exemplo, exige muitos nutrientes, deixando a terra pobre.
- O solo também deve ser enriquecido antes das plantações de primavera, para que as plantas cresçam de forma robusta.
- O solo onde estão árvores e arbustos nativos não precisa ser alterado, a não ser que este solo seja de areia ou barro pesado.
- Uma boa terra é aquela que apresenta mistura de compostagem com restos de grama, pedaços de madeira resultantes da poda de árvores e terra simples. Você pode misturar uma camada de 5 a 10 centímetros de compostagem e uma camada de 20 a 30 centímetros de terra simples.
- O preparo da terra para plantas que preferem solos mais ácidos (como as hortênsias ou brincos de princesa) deve levar em conta os níveis de pH do solo. Para medir, você vai precisar de um kit específico que é vendido em casas agropecuárias.
- O preparo do solo para o plantio de grama também deve ser cuidadoso. Este tipo de planta não se desenvolve bem em terrenos pesados ou arenosos. A terra do gramado precisa estar bem fertilizada para que a forração se desenvolva bem.

Posts Relacionados

Comentários
Voltar para a página inicial