Confira 5 dicas valiosas para ter um belo jardim

Crédito Casa e Jardim

Alguns truques bem objetivos ajudam a cuidar do jardim e torná-lo um espaço lindíssimo em sua casa. Aproveite-as:

1. Optar pela variedade de plantas
Misturar várias espécies pode deixar seu jardim bem mais interessante – se ele for grande ou pequeno. Que tal mesclar samambaias com hera-estrela e véu-de-noiva? Arrisque nas combinações!

2. Conheça o porte das plantas
Informe-se sobre o quanto uma planta deve crescer antes de escolher a espécie e plantá-la. Assim, você não precisará trocá-la de lugar. Se você optar por espécies que possuem raízes profundas e invasivas, como o fícus, lembre-se da opção de cultivá-las em vasos de concreto armado. Assim, você controla o seu crescimento e evita o estrago de tubulações e calçadas em função do crescimento das raízes.

3. Investir na manutenção
Quanto maior o jardim, mais a manutenção é necessária. As plantas crescem, podem adoecer ou ficar sem nutrientes. Cuidar da adubação e do controle de pragas é fundamental. Por isso, a importância de investir na manutenção mensal. Se o terreno for muito grande, a dica é investir em um sistema de irrigação automático.

4. Escolha bem o local do plantio
O local do plantio também é um aspecto fundamental. Você pode tentar fazer um esboço do seu jardim e planejar ainda no papel o lugar de cada planta. Áreas de circulação, por exemplo, não combinam com espécies que possuem espinhos ou folhas pontiagudas, como a iuca e a cica. Opte por plantas fáceis de controlar por poda, como a murta, a podocarpo e nandina.

5. Conheça as condições de vento no seu terreno
Em caso de ventos fortes, evite espécies com folhas largas e compridas, pois rasgam com facilidade. Opte por espécies resistentes. Exemplos: viburno, agave, cica, dracena, clúsia, orquídea-bambu (foto), bálsamo, cróton, mussaenda, vinca, lavanda e zamioculca.

Crédito Casa e Jardim

Posts Relacionados

Comentários
Voltar para a página inicial