Gerânio, uma flor para plantar no inverno

O inverno é aquela época de muito frio e cuidado redobrado nos jardins por conta de geadas e chuvas. Mas é tempo de plantar também. O Gerânio (Pelargonium hortorum) é uma planta que tem no inverno a melhore época para estaquia. Os primeiros resultados devem surgir depois de 15 dias. A planta precisa de bastante sol, mas é bastante tolerante ao frio. Portanto escolha um local bem ensolarado para o plantio. 

Suas flores são mini - buquês de cores variadas e perfumadas. A planta é herbácea e tem aparência arbustiva de caule ereto, ramificado e folhas arredondas, cordadas ou em forma de ferradura. Ela floresce principalmente da primavera até o final do verão.

Os canteiros escolhidos para o plantio devem ser arejados, com solo permeável, profundo e com boa drenagem. O substrato de cultivo deverá ser uma mistura preparada com húmus de minhoca, farinha de ossos, areia e adubo granulado. Para a propagação podem ser usadas estacas de ponteiro com até 10 cm de comprimento.

Além de embelezar o jardim o gerânio também tem outras utilidades. Ele é muito cultivado para produção de óleo essencial que tem odor de rosas e é utilizado na perfumaria e para confeccionar sabonetes.

Posts Relacionados

Comentários
Voltar para a página inicial