Como fazer adubo com o lixo orgânico produzido em casa

  • 06 de maio de 2013
  • Categoria: Dicas

A transformação do lixo orgânico em adubo para as plantas é conhecida como compostagem. A principal função deste material é oferecer nutrientes para o solo de seu jardim ou horta. Nosso post de hoje vai explicar os passos para montar um cantinho de compostagem na sua casa.

1 – Eleja o recipiente
Escolha onde você vai colocar o material orgânico – pode de sorvete, balde, bacia, lata de tinta – e faça diversos furos no fundo, eles podem ter tamanhos variados. É através destes furos que vai passar o chorume (líquido eliminado pelo material orgânico em decomposição). Este chorume pode ser reaproveitado como um fertilizante de alto potencial - para isto dilua na seguinte proporção: 1 copo de chorume para 9 copos de água – ou ainda recolhê-lo e devolver para a composteira.

2 – Recolhendo o chorume
Você deve reservar um outro pote ou bacia mais rasa para colocar embaixo daquele onde vai o material orgânico, pois é ali que o chorume vai ser recolhido. É importante que os recipientes não tenham contato direto, pois o chorume precisa escorrer para este outro pote.

3 – Montando a composteira
É de extrema importância observar este passo para o sucesso da composteira. Existe uma forma que facilita e acelera o processo de decomposição do material, as camadas.
O que regula a ação dos microorganismos que vão decompor o material é a proporção três pra um, de carbono e nitrogênio. O carbono é a matéria seca, como papelão, cascalho de árvore, serragem, folhas secas e restos de grama. O nitrogênio é o material úmido, o lixo em si. Quanto menor o material que você colocar na composteira melhor. Inicie colocando uma camada de material seco, depois coloque o material úmido, torne a colocar uma camada de material seco e umedeça um pouco. A camada de cima deve ser sempre seca, evitado o mau cheiro.
Observação: nunca tampe a composteira e manuseie sempre com luvas.

4 – Tempo de espera
Depois de montada a estrutura é hora de deixar agir. A fase de decomposição, quando a temperatura interna pode chegar a 70°C dura cerca de 15 dias na compostagem doméstica. Neste período não se deve mexer, depois deste prazo é muito importante revolver, ou até mesmo trocar o recipiente, fornecendo oxigênio ao processo.

5 – Adubo pronto para o uso
O tempo de espera para chegar ao adubo final varia, mas em geral fica em torno de 2 a 3 meses. Para saber se eles esta pronto para uso verifique se a temperatura do composto é a mesma, ou próxima a temperatura ambiente, observe ainda se a cor está escura e se o cheiro é de terra.

Posts Relacionados

Comentários
Voltar para a página inicial