Flores no inverno

  • 10 de agosto de 2010
  • Categoria: Crônica

Estamos no meio do inverno, um período que não tem nada a ver com as paisagens, um tanto desoladas, da Europa e da América do Norte








É incrível a quantidade de árvores que florescem agora: suínas, ipês, louros-brancos, guapuruvus, canelinhas, diademas, mirindibas, magnólias, quaresmeiras. Isso sem falar naquelas que irão se encher de frutos no verão, como as jabuticabeiras, as romãzeiras, os caquizeiros e muitas, muitas outras.




Por isso nossos jardins são tão alegres e coloridos. Perceberam as azáleas, os bicos-de-papagaio, as camélias, as alamandas? Notaram as caléndulas, as prímulas os copos-de-leite e as cravinas? E as trepadeiras que florescem agora? O amor-agarradinho, a petréia, a flor-de-são-joão e tantas outras.

Pensei em fazer uma lista com as plantas que florescem agora, mas o que quero, na realidade é que adubem todas essas plantas que desabrocham em agosto e no inicio de setembro, com fertilizantes ricos em fósforo, com superfosfatos, com farinha de ossos, com esterco de galinha... Enfim, com materiais orgânicos e minerais que estimulem a floração dessas espécies, permitindo, assim, uma paisagem encantadora — mesmo com frio.

Autor: Raul Cânovas

Posts Relacionados

Comentários
Voltar para a página inicial