Tecnologia, inovação e sustentabilidade: conheça o Green Spine

Uma proposta inovadora, apresentada pelo escritório de arquitetura holândes UNStudio e o australiano Cox Architecture, foi vencedora do concurso Landmark Melbourne Southbanck que elegeu o novo modelo de arranha-céu de Melbourne, na Austrália. O Green Spine, ou Coluna Verde em português, proporcionará um efeito ilha em meio ao cotidiano urbano, absorvendo ruídos e auxiliando em questões de poluição. Trata-se de uma torre coberta de vegetação! 

A disputa contou com a participação de nomes renomados da arquitetura, sendo este eleito devido ao seu destaque na apresentação e no desenvolvimento. O Green Spine é um projeto que conta com grande espaço de vegetação, são 6.191 metros quadrados de verdinhas. Sua construção é inovadora com torres de formato torcido e terraços com diversas espécies de plantas. A torre residencial terá 356 metros de altura, trazendo no topo um Jardim Botânico, um dos espaços mais aguardados pelo público, sendo aberto para visitação. Na outra torre, com 252 metros de altura, ficaram localizados os hotéis e escritórios. 

A ideia visa mesclar ambientes residenciais, hotelaria e comercial, para isso o arranha-céu prevê ainda térreo com espaços de uso diversificado, que atenderá moradores e comunidade geral em um modelo de shopping. Seu projeto paisagístico pretende fluir desde o início da rua, envolvendo as torres até chegar ao topo. Todas as plantas utilizadas são de regiões nativas da Austrália, para ter uma fácil adaptação ao clima. O edifício terá fachadas de vidro, seguindo um design tradicional, mas contará com aletas de sombreamento externas para controlar o ganho solar.

Além de todas essas características esta construção é voltada também a conscientização e alerta sobre outras questões de meio ambiente, com isso o uso de energia e água acontecerá de forma minimizada sempre que possível.

E você, gostaria de morar no Green Spine? Imagina acordar todos os dias nas alturas e com muitas verdinhas na janela... Seria incrível né? Essa criação é inovadora, mas você também pode aproveitar o nosso blog, conferir algumas dicas e produzir áreas diferenciadas em sua casa. Tem muita dica bacana, você vai gostar! ;)
Comentários
Voltar para a página inicial