Como cultivar um limoeiro

  • 01 de novembro de 2018
  • Categoria: Árvores
Você já pensou em ter um limoeiro (Citrus x limon L.) em seu jardim? Esta é uma árvore de folha persistente (ou seja, que se mantém durante o ano todo) originária da Asia e cultivada há séculos. O fruto (limão) pode ser aproveitado em muita coisa, desde receitas de culinária, a bolos, sucos, refrigerantes, medicamentos, produtos de limpeza, perfumes, cosméticos entre outros. Quando descoberto que o limão possuía grandes quantidades de Vitamina C e se mantinha conservado por muito tempo, o interesse comercial então surgiu, tendo então sido utilizado pela marinha de vários países no combate ao escorbuto.

Os limoeiros são conhecidos por serem árvores relativamente pequenas, o que os torna agradáveis para jardins de pequena dimensão. Com muito cuidado e carinho, você pode sim cultivar um limoeiro até em um vaso!

A plantação de limoeiros ocorre em regiões de alta umidade relativa do ar e de temperaturas quentes ou temperadas, ali entre os 23 e 32 ºC. A árvore oferece frutos durante o ano inteiro e para os resultados serem cada vez melhores, o cultivo deve ser realizado pelo início da primavera ou de outubro, épocas em que tornam os frutos mais suculentos.

Os cuidados que se deve ter com o limoeiro não são complicados, porque ele não é muito exigente. É preciso que o deixe crescer livremente sem grandes podas, exceto algumas correções em ramos que estejam cruzados, doentes ou debilitados.

A quantidade de luz do sol que irá pairar sobre o limoeiro é um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento da sua árvore cítrica. O limão precisa de um mínimo de seis horas de exposição solar, devendo estar posicionado em um local especial em seu jardim. Se não houver um espaço com luz, infelizmente o seu limão não irá desenvolver e pode dar adeus a sua árvore.

É muito importante drenar o solo de forma correta, pois limoeiros não curtem solos encharcados, mas ainda sim precisam de muita água para crescer saudáveis. Lembrando: coloque em um local com bastante sol! São muitas variedades de espécies de limoeiros que podem dar certo em recipientes, para isso é preciso bastante espaço livre. Pode se utilizar fertilizantes orgânicos para adubar a terra do limoeiro, para que esta fique mais fértil.

O que achou? Vamos colocar um limoeiro neste jardim? Até a próxima!
Comentários
Voltar para a página inicial