Como semear grama

  • 18 de outubro de 2018
  • Categoria: Dicas
Ter uma grama verdinha e saudável é o sonho de muita gente. O gramado deixa o espaço mais bonito, promove a cobertura do solo e protege contra a erosão. Mas para ter bons resultados é preciso fazer a escolha da espécie certa, saber como plantar e quais são os cuidados necessários. O Jardim das Ideias preparou um passo a passo para lhe ajudar na produção do seu gramado. Confira!

1. O tipo certo

É muito importante escolher a qualidade de grama adequada para a sua região. Em sua maioria a adaptação é fácil, pois são favoráveis aos climas de inverno e verão. No entanto, seguindo algumas sugestões você vai garantir que a graminha permaneça saudável o ano todo. 
O primeiro passo para sua escolha é ter em mente as seguintes questões: este local tem bom escoamento de água? Ele costuma ter mais sombra ou luz solar? Você está plantando apenas para ter grama ou para poder deitar e brincar com sua família? Quantas vezes pretende aparar a grama?

Preparamos algumas dicas de espécies para diferentes climas. Confira:

Inverno
• Grama-azul: bonita e escura, adora sombra.
• Festuca dos prados: necessita de poucos cuidados e tem textura grossa.
• Azevém perene: cresce bem ao sol.

Verão
• Grama das Bermudas: textura fina e ama o sol pleno.
• Zoysia: prefere o calor e sua textura é média.
• Grama de São Agostinho: sobrevive também ao frio, sua textura é grossa.

2. O plantio

Quando for comprar as sementes, solicite uma quantidade adequada: informe o tamanho do espaço que irá plantar para a equipe de atendimento local. Utilize sempre apenas a quantidade correta, assim as verdinhas crescem uniformemente, não prejudicando as demais com a competição de nutrientes. Se o espaço é maior, utilize um espalhador de sementes ou uma unidade semeadora para dispersar, isso facilita o processo. 
Após semear, proteja as sementes com uma camada de terra, isso é necessário para que as raízes cresçam fortalecidas. O solo precisa estar úmido, mas não utilize água corrente - isso moverá as sementes do local. Não esqueça também de fertilizar e manter pessoas e animais afastados até o desenvolvimento.

3. Sobre manutenção

É importante manter uma rotina de regas, mas elas não precisam ser diárias. Em dias de chuva também não é necessário molhar o gramado em crescimento. Corte a grama, isso a deixa saudável, mas faça isso quando ela atingir cerca de quatro centímetros. Outra sugestão é cortar e não limpar -  deixe as verdinhas secarem de forma natural, isso auxilia as demais com nutrientes. Opte por cortadores STIHL para tornar essa tarefa mais fácil e prática. E lembre-se de manter o local adubado, isso ajuda no crescimento.

Ter um espaço verdinho em casa é tudo de bom, não é mesmo? Seguindo este passo a passo o processo de semear se torna simples. 
Comentários
Voltar para a página inicial