Conheça a maranta-variegada

  • 08 de outubro de 2018
  • Categoria: Dicas
Com uma folhagem ornamental, a marata-variegada (ctenanthe oppenheimiana) é uma planta exuberante. Pode chegar aos 80 centímetros de altura, com folhas grandes, coriáceas e glabras. Sua coloração apresenta uma combinação entre verde claro e escuro, branco e prateado na face superior, na parte inferior ela é avermelhada, este colorido dura o ano todo. Suas flores são brancas no formato de espigas.

A marata é muito procurada para decorar ambientes internos, mas quando cultivada dentro de casa deve ficar em espaços b em iluminados, o ideal é sempre meia sombra.

Plantio da marata

Como são plantas nativas do Brasil ou de países tropicais vizinhos, as maratas se desenvolvem melhor em locais quentes e úmidos, não suportam invernos rigorosos nestas épocas elas precisam de uma proteção contra geadas. Outra dica é plantar sobre meia sombra, assim as folhas ficam protegidas do sol, não sofrem queimaduras, bem como, com o frio.

Antes do plantio prepare o solo, misture com adubo orgânico para garantir que a planta não ficará sem nutrientes. Plante as mudas com no mínimo cinco centímetros, sendo até dez para as maiores, de espaçamento entre uma e outra. 

Como cuidar da marata

Esta plantinha gosta de solos férteis, enriquecidos de matéria orgânica. As irrigações são periódicas, diferente da manutenção com adubo que deve ser leve e dividida mensalmente. A marata-variegada é um pouco sensível em relação as outras maratas, então fique sempre atento aos sinais que ela costuma deixar. No início da primavera, corte suas folhas velhas para uma nova brotação. Essa planta multiplica-se facilmente por divisões das touceiras.

Você conhece ou tem uma marata em casa?! É sempre importante manter os cuidados com cada planta do seu jardim, assim você terá flores belíssimas por muito tempo. Continue acompanhando as dicas do Jardim das Ideais, depois nos conta o que já fez e os resultados. Até o próximo post!  

Comentários
Voltar para a página inicial