Como economizar água na hora da rega

  • 26 de setembro de 2018
  • Categoria: Dicas
Quem tem jardim em casa sabe que estes espaços exigem alguns cuidados, pequenas tarefas que devem ser seguidas para manter as verdinhas saudáveis. Entre as ações fundamentais estão as regas. Porém, é preciso ter cuidado com o desperdício de água. Com algumas orientações básicas você consegue fazer uma irrigação consciente, atendendo as demandas das plantas e da natureza em geral.

As regas conscientes favorecem também para a economia, já que as medidas proporcionam resultados positivos também ao seu bolso. É muito importante ficar atento às necessidades de cada espécie, quantidades de água, entre outros fatores.

Irrigação de forma inteligente

Se você escolher a parte da noite para realizar a irrigação, além de evitar a perca de água pela vaporização, as plantas contam com mais tempo para a reidratação. Evite o pico solar entre as 10 e 16 horas. Uma aposta legal são os sistemas de irrigação por aspersão, os jatos possuem longo alcance, garantindo eficiência e economia no processo.

Reduza as regas, pesquise sobre o que suas plantas precisam, fazendo isso você estará forçando as verdinhas aprofundarem suas raízes e criar maior independência. Em dias com previsão de chuva não é necessário regar, lembre-se disso.

Plante com consciência

Na hora de escolher sua planta, busque saber se ela é nativa da região onde vive. Assim ela irá se adaptar facilmente às condições climáticas. Para outras espécies, mantenha apenas as manutenções adequadas para gerar resistência. Uma dica que também funciona é plantar diferentes plantinhas próximas umas da outra, tentando organizar elas conforme a necessidade hídrica.

Recicle

Colete água da chuva, aquela que escorre no telhado e nas calhas. Outra opção é reaproveitar o que você utiliza na cozinha, o resto que fica no copo, etc. Importante: utilize apenas a água que não estiver contaminada por sal ou produtos de limpeza.

Aproveite a natureza

Cubra a água com palha e resto de grama, esta medida ajuda a reter a umidade das regas e reduz a evaporação. O material ainda vira um adubo para as plantas conforme se decompõe. Plante também, se possível, árvores para sombra, assim estará reduzindo a temperatura no local. Controle as erva daninhas, eles competem pela água e nutrientes. E por último, proteja seu jardim do vento para garantir maior durabilidade do solo e das plantinhas.
Comentários
Voltar para a página inicial