Planta fantasma: tudo que você precisa saber para cultivá-la em seu jardim

  • 11 de setembro de 2018
  • Categoria: Dicas
Originária no México, a Graptopetalum Paraguayense — também conhecida como Sedum weinbergii, planta madrepérola e planta fantasma — pertence à família Crassulaceae, sendo ela perene, ereta, ornamental e que atinge uma altura máxima de 20 centímetros. O seu visual é muito semelhante ao de uma rosa, com diversas pétalas ornamentadas.

A planta tem por característica o crescimento de suas folhas a partir de seu centro, tendo habilidades de mudança de cor, deixando esta espécie ainda mais interessante. As cores podem variar de acordo com a presença de luminosidade, sendo amarelo-rosado a pleno sol, e azul-esverdeada na meia sombra.

O seu nome foi dado por causa do pó fosco que fica em torno de suas folhas, dando à planta uma aparência fantasmagórica. Esta família, em geral, causa muita confusão entre as suas espécies por possuir diversas plantas semelhantes, como a Graptopetalum, Pachyphytums e Echeveria.

Como cultivar

A planta fantasma suporta diversos climas, como tropical, oceânico, mediterrâneo, semiárido, equatorial e subtropical. Ela também é resistente ao frio, contanto que as temperaturas não sejam muito baixas ou tragam geadas. 

Para garantir que a planta se adeque corretamente ao seu jardim, faça uma mistura de substrato, areia, turfa e um pouco de adubo. Muito cuidado ao regar, pois encharcar o solo faz com que a planta apodreça. Regue somente quando o solo estiver seco.

Garanta a adubação com fertilizantes no início da primavera, isso faz com que a planta se desenvolva da maneira certa. Como suas hastes são delicadas e frágeis, a indicação é que você tenha certeza do local onde ela será plantada, já que o manuseio periódico pode danificar a planta.

Sua multiplicação se dá através de sementes e também por mudinhas que se formam quando as folhas se desprendem da planta e caem ao solo. Elas acabam com o passar do tempo criando raízes e se desenvolvendo.

Gostou das dicas? Acompanhe o nosso blog para ler diversas outras! Siga as nossas redes sociais para receber todas as novidades. ?

Comentários
Voltar para a página inicial