Jardim aromático: confira como cultivar o seu

  • 10 de setembro de 2018
  • Categoria: Dicas
Cheiros agradáveis e belos visuais vêm à mente quando pensamos em um jardim aromático. Mas esta prática é muito mais que essas duas definições. A plantação proporciona uma vasta quantidade de sabores que também trazem benefícios para a sua saúde. São várias ervas, chás e temperinhos que você pode plantar e, para facilitar, as plantinhas podem ficar em vasinhos ou jardineiras, formando um belo conjunto. Gostou? Então veja as dicas que preparamos para você:

Fique atento com a localização: as ervas aromáticas precisam de sol, então cuide o lugar que você vai cultivá-las. Deixe o seu jardim em um local em que seja fácil a colheita, sem empecilhos. Quanto mais espaço você tiver, mais espécies de ervas você terá. 

Cuide o solo: as ervas aromáticas precisam de um solo leve, fofo, poroso, muito bem drenado e arejado. Essa exigência é necessária para um bom desenvolvimento do seu jardim. É essencial a adição de areia e material orgânico para garantir condições de um bom solo. Você deve seguir a seguinte fórmula no plantio em vasos: 1/3 de terra comum, 1/3 de adubo orgânico bem curtido e 1/3 areia grossa lavada, mas não se esqueça de colocar no fundo uma camada de cascalho (só não exagere, coloque apenas para cobrir o fundo).

Regue de forma correta: o uso incorreto de água para a hidratação das ervas pode ser fatal. Escassa ou em abundância só irá destruir a plantação. Faça regas em uma boa quantidade de água no começo da manhã ou final da tarde, ou seja, esparsas. 

Diversifique o seu jardim: experimente plantar mais de um tipo de ervas! Cada vaso pode conter um tipo, assim, sua plantação possuirá uma beleza além do normal, sem esquecer os benefícios do cultivo. Algumas sugestões: Alecrim (Rosmarinus officinalis), Camomila (Matricaria chamomilla), Hortelã (Mentha spicata) e Erva-cidreira (Melissa officinalis). 

Curtiu as dicas? Então aproveite para começar logo o seu jardim! Até a próxima.

Comentários
Voltar para a página inicial