Erros na jardinagem: será que você está cometendo algum?

  • 05 de setembro de 2018
  • Categoria: Dicas
Manter um jardim verde, florido e vigoroso pode demandar mais do que apenas vontade e dedicação. Muitas vezes, o que pensamos ser benéfico para as plantas acaba por se caracterizar um erro, frustrando o nosso desejo de tornar a jardinagem parte ativa do nosso cotidiano. Com nossas dicas, erros comuns podem ser evitados e você verá sua horta ou jardim prosperar como nunca antes. Confira!

Espaço: plantas precisam de espaço para se desenvolver e suas raízes crescerem fortes e saudáveis. Enquanto pequenas, elas podem ser mantidas em um vaso pequeno, mas não se esqueça de transplantá-las para um recipiente maior assim que elas começarem a ganhar mais volume.

O espaço entre as plantas também deve ser respeitado. Se as raízes de plantas diferentes crescerem muito próximas, elas podem roubar os nutrientes umas das outras. Siga as instruções contidas no pacote de sementes ou, se for plantar mudas, peça ajuda profissional na própria floricultura.

Iluminação: se a planta está ou não recebendo iluminação adequada, ela irá demonstrar, cabe a você saber interpretar estes sinais. As espécies de sombra, colocadas sob o sol, podem apresentar folhas amareladas, que secam até morrer. As de sol, quando carecem de luz, têm folhas atrofiadas. Informe-se antes sobre as particularidades das espécies que você irá plantar.

Rega: quando se fala em água, o importante é ser consciente. Excesso de água mata a planta tanto quanto a falta da mesma. Certifique-se, antes da rega, se o solo está seco ou úmido. Se houver umidade abaixo da superfície, apenas, não regue, pois ela já é o suficiente para manter a planta bem hidratada.

Poda: cortes drásticos podem danificar suas árvores e seus arbustos. Aproveite o início da primavera para fazer as podas, nunca durante o inverno, geralmente época de dormência da planta.

Você já cometeu algum desses erros comuns na jardinagem? É hora de mudar!

Já conhece os erros na jardinagem? Aprenda com os acertos

DICA: a websérie Jardim das Ideias – 50 Dias de Verde traz ótimas ideias práticas para jardineiros e apaixonados pelo assunto. Vale conferir os episódios disponíveis no Youtube. https://www.youtube.com/user/jardimdasideias
Comentários
Voltar para a página inicial