Magnolia grandiflora: saiba mais sobre a exuberante magnólia-branca

  • 22 de agosto de 2018
  • Categoria: Dicas
Apaixonada por sol pleno, matéria orgânica e muito espaço, essa verdinha chama a atenção pela beleza de suas flores brancas e o delicado perfume que deixa no ar. Nativa do sudoeste dos Estados Unidos, a Magnolia grandiflora é encontrada na categoria das árvores ornamentais e também é conhecida com nomes como magnólia-branca e magnólia-perene.

Possuiu uma pinha com sementes vermelhas e violetas em meio as suas folhas, com coloração verde brilhante e cobertura bronzeada no lado inferior, utilizadas na decoração de ambientes. Sua floração acontece sempre entre a primavera e o verão, sendo exuberante aos olhos, com uma majestosa copa na altura de no máximo 25 metros.

A magnólia-branca ganha mais espaço nos jardins, se tornando uma ótima opção para o paisagismo. Ela é ideal para locais que necessitam de sombra e proteção constantes em todas as estações. É uma espécie elegante e muito resistente, vive em solos úmidos e encharcados, com problemas de drenagem, fator positivo para períodos de estiagem. Apesar de sua resistência, é importante ressaltar que ela não gosta de viver exposta ao frio intenso.

Como plantar e onde encontrar a magnólia-branca?

O solo ideal é o argiloso, fértil, rico em matéria orgânica. O plantio pode ser realizado em um local com boa incidência solar, sem muitas precauções, pois as flores não ficam queimadas nem pelo excesso solar. Com a escolha do local, cave uma cova maior que o torrão da planta, prepare o espaço e transfira a muda.

Geralmente essa plantinha é encontrada nas casas de jardinagem. Propaga-se também por meio de estaquia da ponta de ramos. Conta com efeito multiplicador natural, feito por suas sementes com ótima germinação.

Sobre a manutenção da magnólia-branca

Tenha cuidados com as irrigações enquanto a planta for jovem, não deixe o solo ressecar completamente. Mantenha podas regularmente para moldar a planta e retire os galhos secos. Na fase adulta é essencial apoda e a limpeza para não perder a nutrição.

A magnólia-branca não exige muito, precisa apenas de um espaço bacana e luminosidade. Sua perfeição garante ao ambiente um toque especial. Se você tem uma dessas na sua casa, não se esqueça de nos mandar aquela foto bacana. Abração e até o próximo post!
Comentários
Voltar para a página inicial