10 dicas para acertar no plantio de árvores

  • 02 de agosto de 2018
  • Categoria: Árvores
Pretende plantar uma árvore no seu espaço? Nós temos dicas bacanas que podem lhe ajudar neste processo. Veja o passo a passo:

1. Espaço correto: a escolha do espaço é fundamental para o desenvolvimento de sua verdinha. Alguns aspectos devem ser levados em consideração, não apenas o tamanho final da árvore, mas também a região, aspectos urbanos e clima.

2. Época ideal: o período ideal para plantar árvores é sempre durante a seca e o frio, algumas até mesmo durante a primavera. É sempre importante realizar uma pesquisa sobre o plantio adequado de cada espécie, pois cada uma tem o crescimento diferenciado.

3. Qualidade da planta: evite comprar plantas que estejam floridas ou para florescer. Verifique se a muda está saudável e nova. Raízes enoveladas ou saindo pelos furos de drenagem indicam que a muda é velha, que deveria ter contando com a manutenção e até mesmo plantada em outro recipiente. Observe se não existem algumas pragas ou doenças antes do plantio.

4. Que tamanho deve ter o buraco: quando escolher o local para o plantio, deixe a preguiça de lado; a cova deve ter duas vezes mais o tamanho do torrão. O tamanho do buraco interfere diretamente na adaptação da muda. Por isso a dica é quanto mais largo e profundo melhor para o torrão.

5. Fertilização do solo: é importante separar uma parte do solo e fertilizar. Os adubos ricos em fósforo, potássio e matéria orgânica, auxiliam no desenvolvimento inicial das raízes. É bacana colocar um pouco desses nutrientes no fundo da cova, isso proporcionará benefícios à verdinha.

6. Terra preparada: quando colocar o torrão preencha os espaços com terra fertilizada, compactando aos poucos. Se deixar espaços de ar, a plantinha pode ter problemas, elas ficam desidratadas, quando você regar a terra acaba escoando por estes espaços abertos, provocando o desnivelamento ao solo.

7. Proteja sua árvore: este processo varia de acordo com o local do plantio, muitas vezes é necessário proteger a muda de animais ou até mesmo das condições climáticas. Tome as medidas necessárias para manter sua verdinha em bom estado. Cercado, estaquinhas, pedras e produtos caseiros ajudam a manter longe os predadores.

8. Proteja o solo: se plantar na calçada coloque alguma forração ou proteção drenante para que o solo não se perca com as chuvas. Em jardins é bom utilizar forrações vivas, mas é importante que esta ação não toque no caule da planta. Essas forrações protegem o solo, evitando que surjam as pequenas daninhas.

9. Não se esqueça das regas: logo que plantadas, as plantinhas necessitam de muita hidratação. A irrigação suplementar e a manutenção são fundamentais para o desenvolvimento saudável. A rega também auxilia nas ações do solo, aumentando o contato da terra com as raízes. Em um primeiro momento regue e observe o que acontece, após mantenha o hábito diariamente, mas notando as suas necessidades sempre. Geralmente é possível parar de irrigar, após o primeiro ano do plantio, deixando apenas para momentos de muita estiagem.

10. Não fertilize: parece até estranho, mas a fertilização após o plantio não é recomendada, pois em alguns casos acaba queimando as raízes. Deixe esta ação para o segundo ano da muda.

E aí, vamos colocar as dicas em prática e ver os resultados? Plantar uma árvore é sempre uma boa atitude, além de usufruir dos benefícios produzidos pelas verdinhas, você estará contribuindo com o meio ambiente. Aqui no blog contamos com outras informações sobre o plantio e como manter saudável algumas verdinhas específicas. Confira! 
Comentários
Voltar para a página inicial