Como as fases da lua influenciam no jardim? Aprenda e faça bonito

  • 23 de julho de 2018
  • Categoria: Dicas
Alguns alertam que este detalhe é essencial na hora do plantio, já outros dizem que não passa de mito. Mas será que é mesmo verdade que as fases da lua têm influência sobre o jardim? A luminosidade lunar tem ação sobre diferentes fatores terrestres sim, e atinge principalmente as marés, o desenvolvimento de plantas e o comportamento de humanos e animais.

Este fato pode não ocorrer com todas as verdinhas, mas conforme cada mudança do luar, flores desabrocham, frutos amadurecem e as raízes se aprofundam ainda mais na terra. Essas atividades contribuem para manter um lindo espaço. Afinal de contas, saber o momento certo de plantar, adubar e realizar a manutenção, bem como retirar as folhas secas, sempre auxilia os amantes da jardinagem.

Reunimos aqui algumas dicas sobre como cada fase da lua pode agir em relação às plantas. Confira:

Crescente: este período favorece ao crescimento das partes aéreas, pois a seiva é atraída para cima, melhor momento para trepadeiras, arbustos e árvores. Fica indicado também plantar, adubar e realizar manutenção. No caso dos gramados, realizar a poda nesta época tem intervenção direta em seu crescimento.

Cheia: época em que as flores ficam mais perfumadas, os frutos mais suculentos e as folhas com cor e textura melhores. Tempo ótimo para colher ervas aromáticas e medicinais, ideal também para plantar árvores frutíferas e hortaliças pra saladas.

Minguante: diminuiu a força da seiva, que é atraída para a parte inferior da planta favorecendo o crescimento da raiz. Melhor momento para colher batatas, cenouras, beterrabas e rabanetes. Esta fase auxilia na poda. 

Nova: é uma fase ruim para qualquer tipo de plantio. Durante este período, as plantas têm uma baixa resistência às pragas; as pulverizações preventivas são aconselháveis. Mas em contrapartida, o tempo é bom para cortar bambu e madeira, secam mais depressa. Priorizar o cuidado com a fertilidade do solo e crescimento das raízes.

Quando a lua fica pertinho da terra

Nas tradições milenares, o cultivo das plantas conforme as modificações lunares são importantes. É fundamental também saber se a lua está próxima ou longe da terra.
Perigeu: quando está pertinho da terra, a lua influência os elementos de água das verdinhas, tonando algumas espécies de umidade mais bonitas.
Apogeu: a lua está distante, tudo cresce e frutifica com mais rapidez, as plantas parecem querer logo dar mais sementes.

Esses conhecimentos são passados de geração a geração. Existem antes do relógio e calendário, foram sempre utilizados até mesmo como forma de sobrevivência, para gerar bons resultados na colheita. Tudo era regido pela lua. Compreender seus efeitos e ajustar suas tarefas em conformidade pode ser base para um lindo jardim.

Não esqueça as plantinhas necessitam de luz, água, terra e nutrientes para sobreviver. Existem muitos aplicativos que proporcionam interações, oferendo dados sobre técnicas conforme cada lua. Aqui no blog tem muita informação bacana também. Valer a pena conferir!  
Comentários
Voltar para a página inicial