Os temidos matinhos: saiba um pouco mais sobre cada um

  • 11 de julho de 2018
  • Categoria: Dicas
Os indesejados matinhos apareceram em seu jardim? Não se desespere em sair arrancando tudo que vê pela frente, nem tudo está perdido. O aparecimento dessas plantas é sinal de que tem algo não está certo. Talvez você não tenha feito a adubação correta ou o solo escolhido não seja o mais indicado para as espécies ali presentes. Para ajudar, fizemos uma lista com as TOP 5 principais e mais conhecidas plantas que aparecem no jardim quando o solo está precisando de cuidados especiais. Veja:

Amendoim bravo: ou leitiera, como também é conhecido. Repentina nas plantações, é uma espécie com folhas verdes e alongadas, chega a medir cerca de 60 centímetros. No meio da planta nascem as sementes. O aparecimento dessa espécie indica que o seu solo está sentindo falta de micronutrientes, como por exemplo cobre.

Mio Mio: também conhecida como vassourinha, alecrim-falso ou alecrim-do-mato. Essa espécie gosta de locais úmidos e pode chegar a medir até 80 centímetros de altura. Suas folhas são verdes e tem formato de ramo. Cuidado com elas, são venenosas quando ingeridas. Já para o solo, assim como o amendoim bravo, indica falta de micronutrientes. 

Azedinha: certamente você já viu essa espécie! A azedinha também é conhecida como trevo, devido ao formato de suas folhas, que são verdes e imitam um coração. Ela pode ser consumida normalmente na alimentação, como em saladas, e proporciona benefícios para a saúde. Mas quando ela aparecer em seu jardim, fique atento, pode indicar falta de cálcio. 

Tanchagem: é uma espécie de matinho muito conhecida, pois é fácil de ser encontrada. Sua reprodução acontece por sementes, mas a planta nasce em solos que não são enriquecidos por cálcio. Se ela estiver em seu jardim, fique ligado. As folhas dessa planta são alongadas, de cor verde e ficam no solo, no meio da planta surge o caule com sementes. Tem uso medicinal para a saúde, mas para o seu jardim é um ponto de atenção. 

Capim colchão: mais popular nas regiões Sul do Brasil, pois gosta de um clima mais úmido, essa planta pode atingir até 60 centímetros de altura. Suas folhas são verdes, finas e alongadas. Seu aparecimento indica que o solo está sentindo falta de potássio. 

Com essas dicas, esperamos que os matinhos deixem de dominar a paisagem do seu jardim e que suas plantinhas possam viver em paz em seu habitat. Continue acompanhando nossas postagens para cuidar do seu jardim como ele merece! 

Comentários
Voltar para a página inicial