Você conhece as larvas minadoras?

  • 06 de julho de 2018
  • Categoria: Dicas
Um problema muito comum que está entre os insetos vilões da jardinagem é conhecido como larva minadora. O nome remete ao seu comportamento nas folhas das plantas. Depositada pela pequena mariposa Phyllocnistis citrella, que mede cerca de 2,0 milímetros e comprimento e 4,0 de envergadura, a larva é de cor amarela clara com pupas marrom e os olhos são manchas escuras.

Apesar de não causar grandes danos, a larva minadora prejudica o desenvolvimento das verdinhas, deixando as folhas com um aspecto feio. É importante agir logo nos primeiros sinais, pois se isso não ocorrer o tratamento ela contamina toda a planta. Um alerta é para a primavera quando novas folhas surgem. 

Os insetos adultos das larvas depositam seus ovos nas folhas e quando eles eclodem liberam as larvinhas que entram no tecido foliar, esses criam um caminho branco ou amarelado, aos olhos parecem pequenos rastros ou até mesmo um desenho. Essas larvas atrofiam o tecido foliar e prejudicam a fotossíntese, além de facilitar à entrada de outros vilões, gerando doenças as plantinhas.

O que devo fazer?

Quando identificadas o principal tratamento é retirar as partes afetadas, que devem ser descartadas para bem longe do jardim. Outras dicas que podem auxiliar é a utilização diária de repelentes naturais e inseticidas como o óleo de neem, diluídos em água. Pode acrescentar também na mistura uma colher rasa de detergente neutro ou de coco.

Quando se faz necessária à retirada de muitas folhas o ideal é realizar a manutenção do adubo de húmos, sendo duas vezes por semana para estimular novos brotos. E quando isso acontecer reduza para uma vez apenas, mantendo esta ação você estará gerando nutriente a planta.

Aprenda a fazer o repelente natural a base de alho:

Materiais:
? Uma cabeça grande de alho;
? Álcool comum utilizado em limpeza sem nenhum tipo de essência (não deve ser em gel)
? Uma garrafa pet

Modo de fazer:
Para este processo basta descascar o alho e cortar ao meio. Coloque na garrafa complete com álcool e agite. Durante uma semana agite diariamente, após este período ele está pronto para ser utilizado.
Fique atento aos sinais de suas verdinhas, pois os vilões do jardim sempre estão por perto. Confira dicas sobre como manter sua plantinha saudável e algumas técnicas sobre o plantio também aqui em nosso blog.
Comentários
Voltar para a página inicial