Mosca-das-frutas: uma grande ameaça

  • 03 de julho de 2018
  • Categoria: Dicas
Entre as diversas pragas que podem ser maléficas ao seu jardim, uma das principais é a presença de insetos, mais precisamente da Mosca-das-frutas. Este tipo de praga se desenvolve principalmente no interior dos frutos, alimentando-se normalmente de sua polpa.
Existem três tipos de moscas que atacam citros, sendo elas: mosca do Mediterrâneo, mosca Sul-americana e a mosca-da-mandioca. As duas primeiras são de origem brasileira. Com a presença desses insetos nos frutos, estima-se que de 30 a 50% da produção se perde, por conta dos malefícios causados pelo mesmo. Vamos conhecer um pouquinho mais sobre cada tipo de inseto?

Mosca Sul-americana: tem como característica sua coloração amarelada, medindo em torno de 6,5 mm de comprimento. Em suas asas é possível identificar 3 faixas, cujo desenhou são em forma de “S” e também em forma de “V” invertido. Entre os 3 tipos de moscas que citamos acima, está é a espécie que atinge o maior número de frutos no Brasil.

Mosca-do-mediterrâneo: sua identificação se dá visualizando seu tórax, sendo ele de coloração negra com manchas esbranquiçadas. Seu tamanho em forma adulta mede de 4 a 5mm de comprimento, tendo de 10 a 12 mm de envergadura.

Mosca da mandioca: seu comprimento é de 4 mm, predominando sua coloração negra brilhante e asas transparentes. Dependendo da variedade plantada, por conta desta praga a produção pode diminuir em até 70%.
Uma forma simples e prática de identificar a presença dessas moscas é através da aparência das folhas, os machos formam agregações nas folhas, já as fêmeas apresentam um período de pré-oviposição, ou seja, elas consomem os nutrientes dos frutos até que as larvas estejam completamente desenvolvidas, antes de abandonarem a planta.

Existem armadilhas para combater esta praga e uma das mais comuns é o frasco caça-moscas tipo McPhail de plástico. Outras armadilhas caseiras podem ser preparadas utilizando garrafas plásticas. Confira uma isca para atrair esses predadores acessando aqui: http://bit.ly/iscajardim 

Para mais dicas e informações sobre jardinagem, fique por dentro do nosso blog! ?
Comentários
Voltar para a página inicial