O guia do solo certo para seu jardim

  • 29 de junho de 2018
  • Categoria: Dicas
O solo é a camada superficial da crosta terrestre, o chão em que pisamos. Formado pela ação conjunta de vários elementos como água, clima, organismos vivos, relevo, tipos de rocha e tempo de atuação desses fatores, costuma ser muito forte.
Para as verdinhas os mais utilizados são o arenoso, argiloso e o misto. Eles possuem uma grande importância devido a sua base de nutrientes. Podemos identificar as diferenças dos solos através de três elementos:

? Avermelhados e amarelos – forte presença de óxido de ferro.
? Escuros – presença de materiais orgânicos.
? Claros – ausência de materiais orgânicos.

Caracterização do solo

Solo arenoso: como seu nome já indica possui uma consistência granulada como areia, composto por grãos grossos, médios e finos, visíveis aos olhos. É permeável retendo pouca água e nutrientes, leve e geralmente encontrado no nordeste. Torna-se difícil para o cultivo, pouco eficiente, mas por outro lado, é fácil de trabalhar e aquece rapidamente. Há plantas que vivem bem com estes aspectos como ervas: camomila, orégano, lavanda, tomilho, funcho, coentro, entre outras.

Solo argiloso: é de consistência fina e impermeável, contém 30% de argila, formado por grãos menores de areia. Alguns têm a cor roxa, um barro viscoso, que se fixa facilmente quando úmido. Este solo é rico em nutrientes e fértil, ideal para a agricultura e plantinhas como rosas, amarílis, pés-de-elefante, mosquitinhos, zínias, cosmos e calêndulas. É encontrado em boa parte do território brasileiro.

Solo misto: este possuiu partículas variadas de tamanho, sendo rico em todos os minerais, além de conter serem vivos. É um solo permeável, que retém água e possui uma maior capacidade de carga, apresentando poucos grãos em relação aos outros. É o mais indicado para o plantio.

Cuidados com o solo

O solo é fundamental para o ecossistema terrestre, além de ser o principal substrato utilizado pelas plantas para seu crescimento, possui uma ação fundamental de filtração e proteção em questões de qualidade da água e do ar. A produtividade de cada tipo depende dos cuidados quanto à fertilidade e nutrientes. Mantenha sempre a atenção voltada às questões de sustentabilidade, tenha conhecimento sobre a área em que esta plantando e realize manutenção do espaço como drenagem e regas. 

Seus cuidados são essenciais para manter as plantinhas saudáveis, ricas em nutrientes e cheias de vida. Aqui no blog você encontra dicas e o passo a passo do cultivo de diferentes espécies. Vale a pena conferir!
Comentários
Voltar para a página inicial